Adriano Backes reassume cargo de vereador no Poder Legislativo rondonense

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/04/2020 08h55, última modificação 14/12/2020 12h46
Arion, Neco, Portinho e Paleta mudaram de partidos
Adriano Backes reassume cargo de vereador no Poder Legislativo rondonense

Câmara de Vereadores

A sessão de ontem (06) da Câmara de Marechal Cândido Rondon foi marcada pelo retorno de Adriano Backes (DEM) ao cargo de vereador. Ele estava licenciado do mandato desde 17 de julho do ano passado, quando assumiu como secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental, cargo que ocupou até a última sexta-feira (03).

A saída dele do primeiro escalão da administração municipal deveu-se à Lei Eleitoral. Ela determina que secretários municipais que pretendem concorrer nas eleições devem deixar o cargo até seis meses antes do pleito. Adriano Backes é pré-candidato a vereador.

Durante o período em que ele esteve ausente do Poder Legislativo, o mandato foi exercido pelo vereador suplente Walmor Mergener (DEM).

Troca de partidos

No sábado (04) também encerrou o prazo para que vereadores pudessem trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato. Quatro vereadores rondonenses mudaram de sigla.

Arion Nasihgil trocou o MDB pelo PP e Dorivaldo Kist (Neco) também saiu do MDB e filiou-se ao DEM.

O PL recebeu dois vereadores: Valdecir Schons (Paleta), que deixou o PSB; e Valdir Port (Portinho), que saiu do PTB.