Aprovada cidadania honorária do Município ao empresário Emilio Berwanger
O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou homenagem com o título de Cidadão Honorário do Município ao empresário e agricultor Emilio Berwanger, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade local. O Projeto de Decreto Legislativo 2/2022 foi aprovado, por unanimidade, na segunda-feira (28).
Conforme o vereador presidente Pedro Rauber, autor da matéria, o homenageado sempre esteve muito envolvido com as causas e entidades da sociedade rondonense.
Emílio foi sócio fundador do CTG Tertúlia do Paraná, do Clube Esportivo e Recreativo Aliança, além de sócio do Clube Lira e do Clube de Idosos Paz e Amor. É membro da Igreja Evangélica Martin Luther, e sócio apoiador do extinto Clube Flamengo.
Ele nasceu em 31 de julho de 1935, em Vila Dona Otília, que na época pertencia ao município de São Luiz Gonzada (RS), e hoje é o município de Roque Gonzales.
Em 18 de junho de 1960, casou-se com Elvira Edeltraud Genz Berwanger (em memória), com quem teve oito filhos: Nilson, Vilson, Lovani (em memória), Ademar, Lauri, Darci, Roseli e Gilmar. A família cresceu, e atualmente Emílio tem 12 netos e 2 bisnetos.
Acompanhado da esposa, veio para Marechal Cândido Rondon em 25 de setembro de 1964, estabelecendo-se primeiramente na localidade de Linha Guará, onde atuou como agricultor entre 1964 e 1969. A partir de 1970, passou a atuar no ramo de comércio de cereais e suínos, onde permaneceu trabalhando até 2010, Cerealista Pampa.
A data da solenidade de entrega do diploma de Cidadão Honorário ainda será definida.