Aprovado nome de praça em homenagem ao pioneiro Gentil Forlin
Na sessão de ontem (18), o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou em definitivo o projeto de lei 11/2020, de autoria do vereador Pedro Rauber. Ele propôs que a praça do distrito de Novo Horizonte seja denominada em homenagem ao pioneiro Gentil Favero Forlin.
Conforme o texto aprovado, ainda deverão ser instalados na praça uma placa nominativa e um busto com nome e imagem do homenageado.
Segundo Pedro Rauber, nos mais de 40 anos que Gentil Favero Forlin residiu no distrito de Novo Horizonte, ele desempenhou diversas atividades que fomentaram o desenvolvimento daquela comunidade.
“Pelo seu grande trabalho em prol da coletividade, homenageá-lo denominando a praça do distrito com o seu nome é um ato de reconhecimento a este grande rondonense de coração”, afirma o autor da matéria.
Oriundo da cidade de Videira (SC), Gentil Favero Forlin foi chegou em Novo Horizonte no início da década de 1950 e permaneceu até 1990.
Liderou, do início até a finalização, a construção da Capela Nossa Senhora de Salette, ocupando, inclusive, diversas funções na diretoria, como vice-presidente e secretário, além de fazer ofertas generosas para a construção do templo.
Da mesma forma, doou vários imóveis para a implantação de estruturas de serviços públicos.
Além disso, foi subprefeito de Novo Horizonte de 1970 a 1975 e, como agricultor, participou da fundação da Copagril, cooperativa da qual integrou o Conselho de Administração.
Gentil Favero Forlin foi casado durante 60 anos com Maria Fiorlin. O casal teve sete filhos: Ivori, Erli, Onori, Leonir (in memorian), Maria, Irineu (in memorian) e Arlete Fátima.
O pioneiro faleceu em 10 de julho de 2015, aos 84 anos.