Árvore cinquentenária da Praça Willy Barth pode ser declarada patrimônio histórico

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/09/2020 10h55, última modificação 08/12/2020 16h53
Seringueira é denominada "Estrela" da Praça

Conforme projeto de lei, revitalização da Praça Willy Barth não poderá atingir a histórica árvore

O vereador presidente da Câmara de Marechal Cândido Rondon, Claudio Kohler (Claudinho), apresentou o projeto de lei 23/2020, que declara como patrimônio histórico, cultural e ambiental do município a Árvore Falsa-Seringueira, denominada “Estrela” da Praça Willy Barth.

Conforme a matéria em tramitação, ela deverá ser declarada como patrimônio histórico, cultural e ambiental de Marechal Cândido Rondon. Ou seja, se aprovada a lei, fica proibida qualquer interferência capaz de causar prejuízo à arvore.

Segundo Claudinho, a proposta foi motivada por reportagem publicada recentemente na imprensa rondonense, sobre o projeto de revitalização da Praça Willy Barth. A notícia informava que, a princípio, não estava planejada a remoção desta árvore cinquentenária. Porém, ressaltava que, caso houvesse necessidade, ela poderia ser cortada.

Para o presidente da Câmara, cabe ao poder público preservar e dispor sobre normas que protejam o meio ambiente, incluindo praças e parques da cidade.

“No caso desta árvore, ela faz parte da lembrança de muitos que viveram bons momentos em sua infância na Praça Willy Barth, bem como continua presente na vida de todos os rondonenses, que se encantam em razão da beleza e da exuberância dela. Portanto, é justo que toda interferência que possa ocorrer na Praça Willy Barth tenha por obrigação a preservação desta árvore histórica”, defende Claudinho.

O projeto de lei foi lido na sessão de ontem (08) e baixado para análise das comissões permanentes de Justiça e Redação e de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia. Após os devidos pareceres, o texto será votado em plenário.