Associação Arte e Cultura do Oeste: aprovada como utilidade pública municipal

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/09/2020 08h55, última modificação 08/12/2020 16h54
Entidade foi fundada no município em 2017

O vereador Arion Nasihgil é autor do projeto de lei 19/2020, aprovado em definitivo ontem (08) pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. O texto declara de utilidade pública municipal a Associação Arte e Cultura do Oeste do Paraná (AACOP). A Associação é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 2017, com sede em Marechal Cândido Rondon.

Ela tem por objetivo a promoção da cidadania, cultura e do setor artístico, em especial o canto coral, música, artes cênicas e plásticas, dança, teatro, dentre outros. Através da AACOP são promovidos projetos e parcerias com a iniciativa privada e órgãos afins.

Em fevereiro de 2018, ela iniciou o projeto coral juvenil intitulado “Canta Marechal”, sob regência do maestro Gerson Daniel Giese, e que atende mais de 100 pessoas com idade entre 12 e 20 anos.

A AACOP também é parceira cultural das secretarias municipais de Cultura de municípios da região.

Os ensaios dos três coros mantidos e apoiados pela AACOP (Coro Feminino Girassol, Coro Jovem Masculino Nós da Voz e Coro Juvenil Canta Marechal), acontecem no Colégio Evangélico Martin Luther, envolvendo aproximadamente 180 cantores.

O projeto de lei que declara a utilidade pública municipal da Associação foi aprovado por unanimidade.