Associação Saúde Nota 10 pode ser declarada de utilidade pública
Após ser lido em plenário na sessão de segunda-feira (01), foi baixado à Comissão Permanente de Justiça e Redação o projeto de lei 18/2019. De autoria do vereador Dorivaldo Kist (Neco), o texto pretende declarar de utilidade pública municipal a Associação Saúde Nota 10, com sede de Porto Mendes.
Fundada em 13 de março de 2018, a entidade tem a finalidade de atender moradores do distrito que, preocupados com saúde, fazem a prevenção de doenças através da prática de atividades físicas.
A ideia de buscar recursos para atender essa demanda sob a orientação de um profissional de educação física partiu da enfermeira Graciele Biesdorf e do educador físico Ademir Biesdorf. Juntos, eles elaboraram o projeto Saúde Nota 10 e foram buscar parcerias para que esse sonho se tornasse realidade.
Conforme o vereador Neco, com o crescimento do interesse da comunidade pela iniciativa, a metodologia dos trabalhos mudou e nasceu a Associação. O projeto ganhou cara nova, com produtos como camisetas e agasalhos, além de uma sala para avaliação e materiais variados. Almoços, jantares e viagens já foram realizadas através desta iniciativa.
Atualmente, são mais de 70 participantes, a maior parte idosos. “Eles encontram no projeto uma nova maneira de encarar a vida através de exercícios, brincadeiras e risadas, melhorando consequentemente a qualidade de vida”, afirma o autor do projeto de lei.
Com a declaração de utilidade pública municipal, a Associação Saúde Nota 10 pretende expandir suas ações abrangendo mais pessoas, buscando sempre a prevenção de doenças e a promoção da saúde física e mental dos participantes.