Backes defende retorno de programa de conservação de solos no município

por Cristiano Marlon Viteck publicado 06/06/2017 10h05, última modificação 06/06/2017 10h02
Chuvas dos últimos dias evidenciaram o problema da erosão nas lavouras
Backes defende retorno de programa de conservação de solos no município

Adriano Backes

Preocupado com as erosões ocorridas em diversas lavouras em razão da chuva nas últimas semanas, o vereador Adriano Backes defende a reativação do programa de conservação de solos em Marechal Cândido Rondon. A preocupação está expressa em indicação apresentada por ele na sessão de ontem (05). O vereador sugere à Prefeitura que formalize parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), visando a realização de campanha de conscientização dos agricultores.

A intenção, explica Backes, é que os produtores percebam a importância de investir contra a erosão, evitando a perda de nutrientes do solo, a diminuição da produtividade e até mesmo o assoreamento dos rios. “As chuvas registradas nos últimos dias revelaram este problema crônico em praticamente todas as regiões do interior rondonense. Os terraços de base larga não contiveram as águas. Além de criar problemas com vizinhos, a situação torna-se cada vez mais preocupante em razão das constantes precipitações, com altos índices pluviométricos”, avalia.

Em outra indicação, o vereador pede ao governo rondonense que formalize parceria com o proprietário de um terreno localizado em frente ao Centro de Educação Infantil Zilda Arns, para que o espaço seja usado para estacionamento, já que a Rua Arnaldo Willms é estreita para o considerável fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico.

“A assessoria deste vereador entrou em contato com o proprietário do referido imóvel, e o mesmo manifestou o interesse na parceria, sem ônus para a municipalidade, inclusive concordando com a realização de melhorias, como a limpeza e posterior colocação de pedrisco ou cascalho. E como a criação de uma área específica para estacionamento é um desejo da comunidade escolar, e considerando a existência de um terreno ideal para esta finalidade, ficamos no aguardo do pronto atendimento deste pleito”, finaliza.