Bombeiro Jairo Kaiser recebe Medalha de Honra ao Mérito do Legislativo

por Cristiano Marlon Viteck publicado 08/12/2015 13h50, última modificação 14/12/2020 11h54
Sessão solene aconteceu na noite de ontem (07)
Bombeiro Jairo Kaiser recebe Medalha de Honra ao Mérito do Legislativo

Entrega da Medalha

A Câmara de Marechal Cândido Rondon realizou, na noite de ontem (07), sessão solene de entrega de Medalha de Honra ao Mérito a Jairo Kaiser, 3º Sargento do Corpo de Bombeiros do município. A honraria foi proposta pelo vereador Ilario Hofstaetter (Ila), através de requerimento assinado também pelos demais vereadores e aprovado em agosto deste ano. A sessão solene foi prestigiada pelos vereadores, pelo prefeito Moacir Froehlich, por autoridades da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, familiares e amigos do homenageado.

Um dos fatos mais marcantes da carreira profissional de Jairo Kaiser aconteceu em 05 julho deste ano, quando uma mãe ligou desesperada ao Corpo de Bombeiros porque sua filha, de apenas dois meses de idade, havia engasgado com leite materno. Por telefone, o 3º Sargento conseguiu indicar a melhor solução para desobstrução das vias aéreas da criança. Ainda assim, a guarnição foi até a residência da vítima e, ao chegar ao local, a mãe informou que o bebê já respirava normalmente.

Pelo rápido atendimento que permitiu que a criança fosse salva, Ila justificou o pedido de concessão de Medalha de Honra ao Mérito para o bombeiro. Ele considera como exemplares e relevantes os serviços prestados à comunidade por Jairo Kaiser. “Esse é um reconhecimento da sociedade de Marechal Cândido Rondon e da família da criança salva. Ele poderia ter simplesmente atendido a ligação telefônica, mas já começou a dar instruções para salvar o bebê. Todo mundo que salva uma vida merece nosso reconhecimento, tanto do Poder Legislativo como da comunidade rondonense”, declarou o vereador.

O 3º Sargento Jairo Kaiser agradeceu aos vereadores, familiares e aos companheiros do Corpo de Bombeiros e falou sobre o sentimento ao receber a Medalha de Honra: “A emoção toma conta. É o resultado de quase dez anos de trabalho somente em Marechal Cândido Rondon. Hoje, toda pessoa que sofre um acidente (no município) está sendo tratada com dignidade no atendimento”.

O homenageado recordou do trabalho realizado desde 2006, quando começou a organizar a estrutura do Corpo de Bombeiros em Marechal Cândido Rondon. “No início, a população não entendia o que era um Corpo de Bombeiros. Hoje, a estrutura tem 25 militares. Com certeza melhorou muito a qualidade do atendimento da população em geral. Procuramos trabalhar no dia a dia sempre na prevenção para evitar que as viaturas sejam acionadas”, ressaltou

Atualmente, apenas 56 cidades do Paraná contam com uma unidade do Corpo de Bombeiros.