Câmara aprova crédito de R$ 2 milhões para compra de área para UTFPR e parque industrial
Os vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovaram em primeira votação, ontem (29), o projeto de lei número 32/2015, de autoria do Poder Executivo Municipal. O projeto dispõe sobre autorização para abertura de crédito suplementar, no valor de até R$ 2 milhões, visando a aquisição de área para implantação de um novo parque industrial e possível instalação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os recursos estão disponíveis junto ao Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD).
Conforme justificativa apresentada pelo prefeito Moacir Froehlich, o FMD foi criado para incentivar as empresas existentes e as que pretendem se instalar em Marechal Cândido Rondon. Todavia, argumenta o prefeito, os empréstimos ofertados pelo FMD não são mais viáveis, pois linhas de crédito disponíveis em instituições financeiras são mais atrativas e suprem as demandas empresariais.
“Diante da elevada procura de empresários que objetivam auxílios para a instalação de indústrias no município e em face da impossibilidade de atendê-los em razão da ausência de espaços disponíveis, foi discutido e definido em reunião realizada pela Comissão de Incentivos que recursos disponíveis junto ao FMD poderão ser utilizados para a aquisição de área destinada para a instalação de Parque Industrial e possível instalação de campus de universidade pública. Tal ação é de grande valia para o desenvolvimento econômico local, pois trará impactos financeiros positivos para o município, além de contribuir para a geração de empregos”, explica Moacir Froehlich.
Durante a discussão do projeto no Poder Legislativo, os vereadores enalteceram a iniciativa do governo rondonense.
O vereador Ilario Hofstaetter (Ila), presidente da Comissão Permanente de Justiça e Redação, destaca que por se tratar de um projeto de grande importância, todos os pareceres foram dados com urgência para agilizar a votação. Além de enfatizar o incentivo à industrialização, Ila elogiou o engajamento da sociedade rondonense para tentar viabilizar a vinda de um campus da UTFPR para o município: “Precisamos agradecer a sociedade organizada, que se envolveu e vê que o bom futuro do município depende da união. Não está confirmada a vinda da UTFPR para Marechal Rondon, mas o município está fazendo a sua parte e as tratativas junto ao governo federal estão acontecendo”.
A segunda votação do projeto de lei está na pauta da 6ª sessão extraordinária, marcada para as 17h30 desta terça-feira (30).