Câmara de Marechal Rondon atinge mais uma vez nível máximo de transparência do TCE-PR
Pelo segundo ano consecutivo, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon ficou entre as Câmara de Vereadores mais transparentes do Paraná, conforme índice com a nova metodologia adotada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). O resultado foi divulgado na semana passada.
Na avaliação deste ano, o Legislativo rondonense obteve novamente a classificação “Diamante”, que é a mais alta e conferida somente às Câmara de Vereadores que cumprem entre 95% e 100% dos critérios estabelecidos pelo Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR.
Neste ano, a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon atingiu 97,92% e ficou bem próxima do índice registrado em 2023, que foi de 99,2%.
A avaliação recente ganha ainda mais importância, uma vez a Casa de Leis do município ficou à frente das Câmara de Vereadores das dez maiores cidades do Paraná: Curitiba (87%), Londrina (90,9%), Maringá (79,48%), Ponta Grossa (81,76%), Cascavel (94,08%), São José dos Pinhais (46,35%), Foz do Iguaçu (75,38%), Colombo (62,64%), Guarapuava (88,64%) e Paranaguá (36,86%).
Também ficou à frente de entes estaduais, como a Defensoria Pública (66,96%); Ministério Público (71,38%); Tribunal de Justiça (78,44%); e Governo do Estado (94,96%).
O ITP é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir, em parceria com a sociedade, o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido em 2018, e desde 2023 se tornou ainda mais rigoroso.
O vereador presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer) enalteceu a conquista do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.
“Nestes dois anos em que estivemos presidindo a Casa de Leis, o Legislativo conquistou o nível ‘Diamante’. Ou seja, estamos entre as melhores Câmaras do Paraná no que diz respeito ao nosso Portal da Transparência. Isso significa que tratamos o erário público com responsabilidade. Agradeço aos coladores do Legislativo e aos vereadores que estiveram juntos conosco, tomando decisões importantes e que vieram contribuir para que a nossa Casa de Leis conseguisse avançar nesse quesito”, finaliza Soldado Sauer.