Câmara de Marechal Rondon vai propor fim de votação secreta para cassação e veto
Na sessão da última segunda-feira (02), os vereadores aprovaram requerimento de autoria de Claudio Kohler (Claudinho), Ronaldo Pohl e Walmor Mergener.
Eles solicitaram a autorização e apoio para elaboração de projetos de emenda à Lei Orgânica e de resolução, visando acabar com o voto secreto em votações da Câmara de Marechal Cândido Rondon, tanto para cassação de mandado de vereador e prefeito, como para vetos a projetos de lei e de lei complementar.
“Este é um anseio de toda comunidade. A transparência dos atos públicos não deve estar adstrita apenas aos discursos, mas também na prática, na hora das votações. E o primeiro passo é justamente promover as alterações devidas, tanto na Lei Orgânica Municipal quanto no Regimento Interno desta Casa de Leis”, afirmam Claudinho, Pohl e Walmor.
Esta mudança passou a ser bastante cobrada pela população após as votações dos três processos de cassação de mandatos de vereadores, realizadas recentemente pela Câmara.
Embora a Mesa Diretiva da Casa de Leis tenha determinado que a votação fosse aberta, a Justiça determinou que fosse mantida a votação secreta, conforme previsto no Regimento Interno em vigor, cuja última atualização ocorreu em 2005.