Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao pastor Dorival Seidel

Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao pastor Dorival Seidel

por Cristiano Marlon Viteck publicado 21/02/2020 09h50, última modificação 21/02/2020 09h47
Sessão solene do Legislativo foi realizada ontem (20)
Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao pastor Dorival Seidel

Pastor Dorival Luis Seidel com o título, acompanhado de autoridades e lideranças

 

Na noite de ontem (20), quando completou exatos 20 anos de sua instalação como pastor em Marechal Cândido Rondon, Dorival Luis Seidel recebeu o título de Cidadão Honorário do Município, honraria concedida pelo Poder Legislativo.

A sessão solene aconteceu na Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB). Além de amigos e fiéis, o ato contou na mesa de honra com a presença dos vereadores Valdir Port (Portinho), que presidiu a sessão; Walmor Mergener, autor da homenagem; e Pedro Rauber. Também estiveram presentes o prefeito Marcio Rauber; o ouvidor geral da Assembleia Legislativa, Elio Rusch; e o pastor Oldenei Kerber, de Mercedes.

O pastor Seidel manifestou a felicidade e a gratidão por receber a honraria. “Sou por demais agradecido a Marechal Cândido Rondon, que abraça um filho nascido em outra terra e o torna filho desta cidade tão abençoada e especial. Depois desse título, continuarei sendo o mesmo. Vou continuar com humildade, perseverança, cheio de amor para conduzir cada instante da minha vida e todas as ações que nos envolvem”, declarou.

Para Walmor Mergener, o pastor Seidel tem feito um trabalho exemplar. “Não é por ele ser pastor que estamos concedendo esta honraria”, explica o vereador. “Mas, porque ele é exemplo no trabalho, na dedicação e nas obras. É uma grande satisfação para nós comemorar a entrega deste título”, conclui.

Biografia

O mais novo Cidadão Honorário rondonense é casado desde 1993 com Katia Viviane Rusch, com quem teve os filhos Isaías e Laura Seidel.

Nascido em 19 de abril de 1966, em Lajeado Bonito, no município de Três Passos (RS), ele é filho de Helga e Evaldo Seidel. Em 1981 ingressou no Seminário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, em Ijuí (RS), onde concluiu o Pré e Teológico. Em 1988, estagiou na paróquia da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil de Panambi. Em 1989 graduou-se em Teologia pelo Seminário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil.

De 1990 até 2000, atuou na paróquia de Condor (RS). De 1994 a 1998, presidiu a AJECB - Associação da Juventude Evangélica Congregacional do Brasil, em nível nacional. Também em 1994, graduou-se em Direito pela Unijui.

Marechal Rondon

Em 2000, Seidel veio para Marechal Cândido Rondon atuar como pastor, onde permanece até hoje.

É incentivador constante da ação Corrente do Bem, levada a efeito pela Igreja em favor das famílias e pessoas carentes com distribuição de alimentos e bazares beneficentes. É idealizador e organizador de programas com a terceira idade na Igreja e apoiador dos grupos de idosos Amizade e Paz e amor.

Seidel sempre manteve-se ensaiando ou participando de grupos de canto e corais, famílias, encontro com os jovens, bem como ministrando doutrina, visitas a enfermos em hospitais e residências e aconselhamentos.

O pastor também foi presidente da IECB, de 2003 a 2009. Atualmente, é membro titular no Comitê de Ética da IECB.

Em 2009, por ocasião do cinquentenário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil de Marechal Cândido Rondon, foi o idealizador e um dos escritores do livro “IECB 50 anos: eu faço parte desta história”, que relata a história da Igreja Congregacional no Oeste do Estado do Paraná e Paraguai.

Em 2015, recebeu da IECB e da paróquia de Marechal Cândido Rondon homenagem em comemoração aos 25 anos de ministério pastoral.

Há 20 anos realiza o programa diário “Encontro com Deus”, na Rádio Educadora, às 18 horas.

O mais novo Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon realizou aproximadamente 4.000 cultos, 450 confirmações, 550 batizados, 250 sepultamentos e 140 casamentos.

TV LEGISLATIVA
ACESSO À INFORMAÇÃO
TRANSPARÊNCIA