Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao pastor Dorival Seidel
Na noite de ontem (20), quando completou exatos 20 anos de sua instalação como pastor em Marechal Cândido Rondon, Dorival Luis Seidel recebeu o título de Cidadão Honorário do Município, honraria concedida pelo Poder Legislativo.
A sessão solene aconteceu na Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB). Além de amigos e fiéis, o ato contou na mesa de honra com a presença dos vereadores Valdir Port (Portinho), que presidiu a sessão; Walmor Mergener, autor da homenagem; e Pedro Rauber. Também estiveram presentes o prefeito Marcio Rauber; o ouvidor geral da Assembleia Legislativa, Elio Rusch; e o pastor Oldenei Kerber, de Mercedes.
O pastor Seidel manifestou a felicidade e a gratidão por receber a honraria. “Sou por demais agradecido a Marechal Cândido Rondon, que abraça um filho nascido em outra terra e o torna filho desta cidade tão abençoada e especial. Depois desse título, continuarei sendo o mesmo. Vou continuar com humildade, perseverança, cheio de amor para conduzir cada instante da minha vida e todas as ações que nos envolvem”, declarou.
Para Walmor Mergener, o pastor Seidel tem feito um trabalho exemplar. “Não é por ele ser pastor que estamos concedendo esta honraria”, explica o vereador. “Mas, porque ele é exemplo no trabalho, na dedicação e nas obras. É uma grande satisfação para nós comemorar a entrega deste título”, conclui.
Biografia
O mais novo Cidadão Honorário rondonense é casado desde 1993 com Katia Viviane Rusch, com quem teve os filhos Isaías e Laura Seidel.
Nascido em 19 de abril de 1966, em Lajeado Bonito, no município de Três Passos (RS), ele é filho de Helga e Evaldo Seidel. Em 1981 ingressou no Seminário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, em Ijuí (RS), onde concluiu o Pré e Teológico. Em 1988, estagiou na paróquia da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil de Panambi. Em 1989 graduou-se em Teologia pelo Seminário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil.
De 1990 até 2000, atuou na paróquia de Condor (RS). De 1994 a 1998, presidiu a AJECB - Associação da Juventude Evangélica Congregacional do Brasil, em nível nacional. Também em 1994, graduou-se em Direito pela Unijui.
Marechal Rondon
Em 2000, Seidel veio para Marechal Cândido Rondon atuar como pastor, onde permanece até hoje.
É incentivador constante da ação Corrente do Bem, levada a efeito pela Igreja em favor das famílias e pessoas carentes com distribuição de alimentos e bazares beneficentes. É idealizador e organizador de programas com a terceira idade na Igreja e apoiador dos grupos de idosos Amizade e Paz e amor.
Seidel sempre manteve-se ensaiando ou participando de grupos de canto e corais, famílias, encontro com os jovens, bem como ministrando doutrina, visitas a enfermos em hospitais e residências e aconselhamentos.
O pastor também foi presidente da IECB, de 2003 a 2009. Atualmente, é membro titular no Comitê de Ética da IECB.
Em 2009, por ocasião do cinquentenário da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil de Marechal Cândido Rondon, foi o idealizador e um dos escritores do livro “IECB 50 anos: eu faço parte desta história”, que relata a história da Igreja Congregacional no Oeste do Estado do Paraná e Paraguai.
Em 2015, recebeu da IECB e da paróquia de Marechal Cândido Rondon homenagem em comemoração aos 25 anos de ministério pastoral.
Há 20 anos realiza o programa diário “Encontro com Deus”, na Rádio Educadora, às 18 horas.
O mais novo Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon realizou aproximadamente 4.000 cultos, 450 confirmações, 550 batizados, 250 sepultamentos e 140 casamentos.