Câmara Jovem de Marechal Rondon encerra legislatura 2022-2023
Com a realização de sessão ordinária, foi concluída, ontem (22), a legislatura 2022-2023 da Câmara Jovem, projeto desenvolvido pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon e que envolve alunos com idade entre 13 e 18 anos. Na pauta da sessão de encerramento constou apresentação de indicações e requerimentos, votação de projeto de lei, além de discursos na tribuna e comunicações parlamentares.
Prestigiaram a sessão os vereadores presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), Iloir de Lima (Padeiro) e João Eduardo dos Santos (Juca), que coordenou o projeto ao longo dos últimos 12 meses.
“Vale a pena operacionalizar todos os meios para que a juventude tenha voz. Tivemos a oportunidade de juntos trabalhar a política e que isso possa ser levado no coração de cada um. Compartilhem estes ensinamentos com demais pessoas. Vocês são jovens líderes que podem fazer a diferença na sociedade”, afirmou Juca.
Os vereadores jovens que concluíram o mandato foram empossados em agosto do ano passado, quando também aconteceu a eleição da Mesa Diretora, que ficou composta por: presidente, Leonardo Lunkes Reffatti (Colégio Integral Marechal); vice-presidente, João Vitor Miranda (Eron Domingues); 1º secretário, Vinicius Eduardo Agnes (Martin Luther); 2ª secretária, Maria Vitória de Oliveira Schmoeller (Eron Domingues); e suplente, Maitê Schneider Ragnini (Martin Luther).
Os demais vereadores jovens da legislatura foram Ana Paola Mazureck (Martin Luther), Andresa Luisa Storck Lamp (Rui Barbosa), Arthur Gabriel Schlosser Uhry (Eron Domingues), Dóroti Luiza Schumacher Adams (Eron Domingues), Kaue Vinicius Manenti (Nilso Franceski), Kêmili Kauane Dreier (Martin Luther), Miguel Angelo Hegele de Jesus (Paulo Freire) e Willian Samuel Teixeira Rauber (Eron Domingues).
Os suplentes foram Mateus da Silva Schneider (Martin Luther), Kytana Costa Soares (Nilso Franceski) e Gabriel Henrique da Silva de Moura (Cívico-Militar Marechal Rondon).
Os estudantes foram selecionados a partir de projetos de lei ou de propostas de emenda à Lei Orgânica, que cada interessado precisou apresentar. Os projetos foram submetidos à avaliação de comissão de jurados, formada por pessoas indicadas pelo Poder Legislativo, mas sem vínculo com a Casa de Leis.
Os encontros foram mensais e o exercício do mandato consistiu na realização de atividades correlatas às dos vereadores, estabelecidas no Regimento Interno do Poder Legislativo. Eles participaram de palestras e treinamentos, visitaram os Poderes Executivo e Judiciário, a Polícia, entre outras atividades, como acompanhar durante um dia a rotina de trabalho dos vereadores.
A próxima legislatura da Câmara Jovem será empossada em 2024, a partir de processo de seleção que deve acontecer em fevereiro. Poderão se candidatar estudantes matriculados nos 16 colégios do município.