Câmara terá 3 sessões solenes de entrega de títulos de cidadania honorária neste mês

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/10/2019 08h55, última modificação 07/10/2019 15h59
Um professor e dois pastores serão homenageados

 

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon agendou, para este mês, três sessões solenes para entrega de títulos de “Cidadão Honorário”.

A primeira será nesta quinta-feira (10), a partir das 19h15, no Clube Sempre Verde, no distrito de Porto Mendes. O homenageado será o professor Rubens Ringenberg. O autor da homenagem é o vereador Dorivaldo Kist (Neco).

Filho de Curt e Hedwig Ringenberg, Rubens nasceu em 17 de março de 1952, em Iberama (SC). Em 24 de junho de 1961, veio com a família para Porto Mendes, onde cursou o ginásio e o magistério. Começou a lecionar em 05 de fevereiro de 1975 na Escola Nilo Peçanha, de Porto Mendes. No ano seguinte, passou a lecionar na Escola Municipal Claudio Manoel da Costa, da Linha São Carlos. Também trabalhou em vários colégios estaduais, como o Capitão Heitor Mendes.

Em 1981 e 1982, cursou Estudos Sociais em Umuarama (PR). Já em 1994, assumiu as cadeiras de História e Geografia, cumprindo 20 horas pelo Estado. Também lecionou um ano na Escola de Três Irmãs, em Mercedes (PR), como em outras três oportunidades no colégio do distrito de Iguiporã.

Casado com Reni Wachholz e pai de Rudiney, Raquely e Rafaely, o professor Rubens conta com 45 anos de magistério.

Dia 15

Outra sessão solene para entrega de título de Cidadão Honorário será em 15 de outubro, com homenagem ao pastor Wilson Wild, de autoria do vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco).

Filho de Helmuth Julio e Joliva Wild, ele nasceu em 17 de agosto de 1957, em Toledo (PR). É casado com Lenir Wild e pai de Adailton, Jonathan e Jean Wild.

Formado em 1978 pelo Instituto Teológico Boa Terra, de Curitiba (PR), Wilson Wild é pastor há 40 anos, tendo iniciado seus trabalhos na Igreja de Deus, em Osasco (SP), onde permaneceu de 1979 a 1982.

No ano seguinte, passou a atuar na Igreja de Deus, em Mercedes (PR), onde segue como pastor sênior até os dias de hoje.

Em 2000, começaram as reuniões na Igreja de Deus Comunidade Emanuel, em Marechal Cândido Rondon, onde tem atuado e pastoreado desde então, inclusive com dedicação especial aos dependentes químicos e alcoólatras, encaminhando-os aos centros de recuperação.

O pastor Wilson Wild também se dedica diariamente ao aconselhamento e atividades com crianças, adolescentes, jovens e casais. 

Dia 25 

A última sessão solene deste mês será em homenagem ao pastor Alfredo Bischoff, cuja proposta é de autoria do vereador Josoé Pedralli.

Nascido em São Paulo das Missões (RS) em 17 de maio de 1961, o pastor é casado com Cintia Bischoff e pai de Tábata e Teodato. Formou-se em Teologia em 1984 e em Filosofia em 1995, sendo pós-graduado em Teologia, Psicologia e Aconselhamento em 2007.

Alfredo Bischoff chegou em Marechal Cândido Rondon em 2002 para atuar na Congregação Evangélica Luterana Alvorada, que na época iniciava suas atividades. Além do trabalho de evangelização, o pastor passou a promover ações sociais em favor de escolas e pessoas carentes.

Dessa iniciativa, juntamente com a Igreja Luterana Alvorada fundou, em 2005, a Associação Luterana Alvorada de Serviços Sociais, conhecida como Alvorada Social. Ela tem como objetivo auxiliar famílias necessitadas e promover o resgate social e espiritual das pessoas atendidas.

Um exemplo desse trabalho é o apoio para tratamento de pessoas que sofrem com álcool e drogas, iniciado em 2012 em parceria com Grupo de Apoio Cruz Azul, que já beneficiou direta e indiretamente 3.500 pessoas.

Alfredo Bischoff ainda coordena e colabora com atividades de teatro, música, inglês, dança germânica, de doações e participa de conselhos municipais e leciona também de forma voluntária.