Centro Comunitário de Novo Horizonte pode receber nome de Jenil Mantovani
O vereador rondonense Moacir Froehlich é autor do projeto de lei 23/2021, que pretende dar o nome de Jenil Mantovani ao Centro Comunitário do distrito de Novo Horizonte, atualmente utilizado pela Associação de Moradores da localidade. A matéria começou a tramitar esta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.
Conforme Moacir Froehlich, a homenagem é o reconhecimento pelo trabalho deste pioneiro em favor do Município, especialmente da comunidade de Novo Horizonte.
Jenil Mantovani chegou na então vila General Rondon em 1952, acompanhando seus pais, que vieram de Videira (SC). Era casado com Amabile Gubiani, com quem teve dois filhos.
Ele foi uma grande liderança rondonense, tanto na agricultura, com presença forte na sua modernização, como também no Sindicato Rural Patronal, onde foi presidente em duas oportunidades: 1986 a 1989 e 1989 a 1992.
Participou da criação e formação dos Clubes 4S, assim como da administração da Copagril. Também foi um dos maiores incentivadores da educação no Município, com colaboração direta na instalação da Escola CNEC, de ensino de 5ª a 8ª séries.
“Jenil Mantovani gostava tanto da área educacional, que por muitas vezes abrigava em sua casa professores que vinham de outras localidades, pois dizia que os alunos mereciam o melhor ensino possível”, lembra o vereador.
O homenageado participou do Clube de Idosos de Novo Horizonte, onde chegou a ser presidente, e atuou por mais de 40 anos como ministro da Igreja.
Jenil Mantovani faleceu no último dia 28 de maio, aos 82 anos, após envolver-se em acidente de trânsito.