Cicloturismo pode integrar calendário oficial de eventos do município

por Cristiano Marlon Viteck publicado 26/10/2017 09h45, última modificação 10/12/2020 15h52
Projeto de lei 31/2017 do Poder Legislativo
Cicloturismo pode integrar calendário oficial de eventos do município

Câmara de Vereadores

O vereador Nilson Hachmann é autor do projeto de lei 31/2017, que passou a tramitar nesta semana na Câmara de Marechal Cândido Rondon. O objetivo da matéria é que a etapa rondonense do Circuito Regional de Cicloturismo Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu seja integrado ao calendário de eventos oficiais do município.

O autor do projeto explica que Marechal Cândido Rondon tem se destacado entre os municípios que integram o Circuito Regional. Este ano, a etapa local realizada em julho reuniu 712 ciclistas, que fizeram grandes elogios à organização. “Não à toa, a etapa rondonense de 2017 foi considerada uma das melhores já realizadas em toda a história do Circuito”, afirma Nilson.

No ano que vem, Marechal Cândido Rondon vai realizar a etapa de abertura, agendada para março, com a expectativa de reunir um número ainda maior de ciclistas. Na justificativa para o projeto, o vereador diz que a expectativa é que o evento seja mais uma vez destaque entre as atrações esportivas e de lazer da região, com um grande número de visitantes que levarão uma boa imagem do município, além de movimentarem a economia local.

O Circuito Regional de Cicloturismo nasceu em 2012, por meio de parceria entre a Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), grupos de ciclismo e prefeituras de cinco municípios, entre eles Marechal Cândido Rondon. Inclusive, a etapa que inaugurou o Circuito Regional de Cicloturismo aconteceu no município rondonense. Aquele evento teve a participação de 168 ciclistas.

Cinco anos depois, o Circuito Regional de Cicloturismo Cataratas e Caminhos está consolidado com um dos maiores eventos do gênero no país, servindo de modelo para atrações similares em todo o Brasil. Se no primeiro ano foram cinco os municípios participantes, em 2017 as etapas aconteceram em 14 cidades e, para o ano que vem, o Circuito será realizado em 17. O interesse de grandes empresas em patrocinar o evento também demonstra a grandiosidade da iniciativa.

“O cicloturismo é uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo e está em constante crescimento no Brasil e no mundo. E Marechal Cândido Rondon, que já é destaque nesta atividade, tem muito a ganhar incentivando a prática e incluindo o Circuito Regional no seu calendário oficial de eventos”, conclui Nilson.