Claudinho representa Marechal Rondon na nova diretoria do Conselho dos Lindeiros

por Cristiano Marlon Viteck publicado 15/02/2019 10h55, última modificação 15/02/2019 10h53
Presidente da Câmara atuará como conselheiro fiscal
Claudinho representa Marechal Rondon na nova diretoria do Conselho dos Lindeiros

Nova diretoria

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Kohler (Claudinho), é o novo representante de Marechal Cândido Rondon na diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, eleita e empossada ontem (14), em Foz do Iguaçu.

Com apenas uma chapa inscrita, a diretoria foi eleita por aclamação para a gestão de dois anos. O novo presidente é Leomar Rohden, prefeito de Pato Bragado, que assume no lugar de Cleci Loffi, prefeita de Mercedes – ela continua na diretoria, agora como vice-presidente.

Os demais integrantes são: secretário, Walter Fabiano dos Santos, da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra; vice-secretário, Paulo Rodrigo Copetti, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar); tesoureiro, Jair Bokorni, da Câmara de Entre Rios do Oeste; e vice tesoureiro, Edson Wamms, da Câmara de Santa Helena.

O presidente do Poder Legislativo rondonense integra o Conselho Fiscal, juntamente com Jones Heidel, prefeito de Entre Rios do Oeste; e Jair de Sousa, vereador de Pato Bragado. Os suplentes do Conselho Fiscal são José Schneiders, vereador de Missal, e Henry Carlos Mertz, da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena.

Na opinião de Claudinho, Marechal Cândido Rondon ganha por contar com um integrante na diretoria da entidade, que é formada por representantes das prefeituras, câmaras de vereadores e associações comerciais dos 15 municípios de fronteira da região Oeste do Paraná e um do Mato Grosso do Sul.

“O maior parceiro da entidade atualmente no processo de apoio aos municípios é a Itaipu Binacional, com convênios, programas e patrocínios. Como representantes de Marechal Cândido Rondon no Conselho dos Lindeiros, além de atuar nas pautas que interessam a toda a região, buscaremos trazer investimentos e projetos que atendem aos interesses da nossa comunidade, intermediando parcerias entre o Município e demais órgãos”, garante Claudinho.

Bandeiras

Entre as principais pautas que devem nortear a atuação da nova diretoria, Claudinho afirma que estão a prorrogação de pagamentos de royalties da Itaipu Binacional aos municípios lindeiros, que pela atual lei podem cessar em 2023; a segurança pública na área de fronteira; investimentos em saúde; e a sustentabilidade energética no campo, uma vez que a deficiência do fornecimento de energia elétrica às propriedades rurais tem provocado fortes críticas de agricultores de toda a região.

---

CRÉDITO DA FOTO: Nilton Rolin/Itaipu Binacional