Colégio Eron Domingues é destaque nacional do Parlamento Jovem Brasileiro

por Cristiano Marlon Viteck publicado 20/05/2020 10h45, última modificação 20/05/2020 11h06
Professora e alunos participaram da Tribuna Popular
Colégio Eron Domingues é destaque nacional do Parlamento Jovem Brasileiro

Professora Vera Pagnussatti (ao centro) e Gabriela Andreoli da Costa e Jenelly Maria Richart, que representaram o Colégio Eron Domingues no PJB em 2019

A Tribuna Popular do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon recebeu, na sessão de segunda-feira (18), a professora Vera Pagnussatti e as estudantes Gabriela Andreoli da Costa e Jenelly Maria Richart. Elas apresentaram os objetivos, projetos e resultados alcançados pelo Colégio Estadual Eron Domingues no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), desenvolvido desde 2004 pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

O educandário rondonense tem sido o grande destaque do Paraná em número de alunos escolhidos a cada ano para o projeto. Pelo quarto ano consecutivo, dos 80 alunos paranaenses pré-selecionados para a fase nacional do Parlamento Jovem Brasileiro, 38 eram do Eron Domingues. E dos 20 aprovados que foram para Brasília nos últimos quatro anos, seis eram alunos do Colégio.

Antes, em 2012, outros dois estudantes do mesmo estabelecimento de ensino também foram selecionados.

“Não acredito que haja nenhuma outra escola no Paraná, e talvez no Brasil, que tenha mandado tantos alunos para vivenciar a Jornada Parlamentar”, afirmou aos vereadores a professora Vera, que é a responsável pelo trabalho com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, visando a elaboração e seleção dos projetos para o PJB, dentro da disciplina de Língua Portuguesa.

Durante a Tribuna Popular desta semana, as alunas rondonenses que participaram do programa em 2019 apresentaram seus projetos que valeram duas das cinco vagas como Deputado Jovem que o Paraná tem direito.

A deputada Gabriela Andreoli da Costa foi autora do projeto de lei que obriga a implantação de filtros em todos os bueiros das cidades do território brasileiro, para conterem os materiais largados pela população nas ruas ou lotes. O objetivo é evitar o entupimento dos bueiros pelo lixo, fato que é uma das grandes causas de alagamentos.

Já a deputada Jenelly Maria Richart apresentou o projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de que toda cidade brasileira disponha de ciclovias no seu perímetro urbano, de forma que, haja estacionamento para as bicicletas em pontos estratégicos e seguros para as mesmas.

Em Brasília, Gabriela e Jenelly tiveram a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos parlamentares, durante cinco dias na Câmara dos Deputados.

“Os alunos têm ideias maravilhosas a partir da vivência em suas comunidades. Fico muito feliz quando vejo os resultados. O Parlamento Jovem Brasileiro permite o crescimento desses alunos, que começam a ver a política com olhos diferentes. Não pensando só em política partidária, mas na política que rege a nossa vida”, elogia a professora Vera.

Do mesmo modo, ela enaltece o programa como uma importante ferramenta pedagógica a ser disponibilizada em sala de aula, ao permitir que todos os estudantes possam conhecer mais sobre o que é a política, cidadania e de que forma as leis implicam na vida de cada um.

Neste ano, por causa do COVID-19, o prazo de inscrições dos estudantes no programa foi prorrogado até 30 de junho de 2020. Já a jornada dos 78 eleitos nacionalmente na Capital Federal, inicialmente prevista para setembro, foi adiada para data ainda a ser definida.

Apesar das dificuldades decorrentes da suspensão das aulas presenciais, a professora Vera explica que os alunos estão sendo orientados via on-line sobre a elaboração dos projetos que deverão ser encaminhados pelo Colégio Eron Domingues para a edição de 2020 do Parlamento Jovem Brasileiro: “Todos estão otimistas com relação a escolha de mais alunos para representar Marechal Cândido Rondon e o Paraná”.