Colégio Eron Domingues sugere projeto de lei que promove uso consciente da água

por Cristiano Marlon Viteck publicado 23/08/2017 13h55, última modificação 23/08/2017 14h24
Proposta dos alunos do 3º ano foi apresentada na Tribuna Popular
Colégio Eron Domingues sugere projeto de lei que promove uso consciente da água

Aluno Gustavo Model da Silva

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Eron Domingues entregaram à Câmara de Vereadores sugestão de projeto de lei que busca garantir a conscientização e o uso mais consciente da água pela população de Marechal Cândido Rondon.

A proposta, debatida e redigida pelos alunos em sala de aula, foi apresentada na Tribuna Popular e entregue aos vereadores na sessão da última segunda-feira (21). A intenção dos alunos é que os edis oficializem a proposta, apresentando-a como projeto de lei.

O projeto estabelece que todas as escolas municipais, empresas particulares, grupos de associado-cooperativas, associações de bairros e demais edificações públicas e particulares, novas e antigas, deverão receber a implantação de sistema de coleta e armazenamento de água da chuva, para que esta possa ser utilizada onde não é necessária água potável. Além disso, o projeto dos estudantes prevê que todas as futuras construções terão que contar com o mesmo sistema de aproveitamento de água pluvial, sem o qual a Prefeitura não poderá emitir alvará de licença.

A apresentação da proposta na Tribuna Popular foi feita pelo estudante Gustavo Model da Silva. Ele é um dos 78 alunos brasileiros aprovados, na semana passada, para participarem da edição de 2017 do programa Jovem Parlamentar Brasileiro, que acontece de 25 a 29 de novembro, em Brasília (DF).

Promovido anualmente pela Câmara dos Deputados, o programa tem por objetivo possibilitar aos alunos de Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência prática do processo democrático dentro do Poder Legislativo federal. Isso se dá mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados. Eles ainda desenvolvem projetos de lei, sendo que os melhores são apresentados, discutidos e votados em plenário pelos deputados federais.

O projeto de lei de Gustavo Model da Silva, classificado para o programa Jovem Parlamentar Brasileiro, tem como tema a “escola sustentável”. Nele, o rondonense enfatiza, principalmente, a importância de as escolas de todo o país terem sistemas de coleta de água da chuva e também de captação de energia solar.

Esta e outras propostas foram trabalhados em sala de aula pela professora Vera Pagnussatti, durante a disciplina de Língua Portuguesa. Segundo ela, que também fez uso da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, dos cerca de 80 projetos elaborados pelos alunos do Colégio Estadual Eron Domingues, sete foram classificados para a etapa nacional. Destes, o projeto do aluno Gustavo Modelo da Silva foi contemplado, junto com apenas outros quatro trabalhos de alunos paranaenses.