Colégios vão realizar processo interno para eleição dos alunos da Câmara Jovem
Representantes de oito escolas de Marechal Cândido Rondon participaram, na tarde de hoje (07), de reunião convocada pelo Poder Legislativo Municipal. O objetivo foi apresentar o projeto Câmara Jovem e esclarecer dúvidas sobre a nova edição, que já está com as inscrições abertas.
Estiveram representados os Colégios Antônio Maximiliano Ceretta, Frentino Sackser, Marechal Rondon, Margarida, Martin Luther, Nilso Franceski, Paulo Freire e Rui Barbosa.
Diferente da edição anterior, o projeto foi remodelado e não terá mais participação direta de vereadores. Os trabalhos serão dirigidos por uma comissão formada por servidores efetivos, sendo eles o procurador jurídico, Víctor Boff; o oficial legislativo, Luís Diesel; e o jornalista Cristiano Viteck.
“Este ano tomamos cuidado para que a comissão fosse formada apenas por funcionários efetivos. Nenhum agente político, vereador vai participar justamente por se tratar de um ano eleitoral. Primamos pela transparência e o bom andamento deste projeto mais uma vez”, informou o vereador presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer).
Inscrição
Os educandários interessados em participar do programa deverão inscrever-se até o próximo dia 15. Podem participar as escolas públicas ou privadas que tenham alunos de 13 a 18 anos de idade, matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º do Ensino Médio.
A definição dos alunos que atuarão como vereadores jovens será de responsabilidade de cada colégio, que poderá promover eleições internas ou outro processo seletivo de sua preferência.
As inscrições das escolas no programa deverão ser realizadas através do envio da documentação solicitada no Edital da Câmara Jovem, disponível no endereço eletrônico www.marechalcandidorondon.pr.leg.br.
Instituída pela Lei Municipal 5.226/2021, a Câmara Jovem tem como objetivo fomentar o exercício da cidadania por meio da vivência democrática do parlamento municipal, com diplomação e exercício de mandato na Câmara Jovem durante a legislatura, que tem duração de um ano.
A posse dos 13 vereadores mirins da nova legislatura está prevista para 28 de março e, o encerramento, em 11 de novembro. Os encontros acontecerão mensalmente, às 9h da manhã, sempre na última quinta-feira do mês.
Entre as atividades previstas estão visitas monitoradas, introdução ao processo legislativo municipal, palestras e desenvolvimento de expedientes parlamentares.