Comandante dos Bombeiros enaltece redução de 25% no atendimento de acidentes

por Cristiano Marlon Viteck publicado 17/11/2016 11h55, última modificação 17/11/2016 11h54
Tiago Zajac participou ontem (16) da sessão da Câmara de Vereadores
Comandante dos Bombeiros enaltece redução de 25% no atendimento de acidentes

Capitão Tiago Zajac

O capitão Tiago Zajac, que comanda o 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon desde o início de 2015, participou ontem (16) como convidado da sessão do Poder Legislativo. Através da Tribuna Popular, ele prestou contas das atividades da instituição no município nos últimos dois anos e elencou metas para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros, entre elas a construção de uma nova sede.

Durante seu pronunciamento Zajac ressaltou a redução em 25% no número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na sede rondonense, além da maior rapidez para prestar o socorro durante as situações de emergência. Conforme o capitão, muito disso se deve às mudanças no trânsito efetuadas recentemente pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, promovidas em acordo com o Corpo de Bombeiros e demais forças policiais. Entre elas, a construção de redutores de velocidade e a implantação de vias rápidas a partir da mudança do sentido preferencial em algumas ruas da área central. “Foram muito profícuas essas alterações no trânsito”, defendeu.

De outra parte, o comandante explicou a importância do município rondonense reimplantar a cobrança da taxa de prevenção de incêndios. Ela já existia, mas por questões jurídicas deixou de ser cobrada. Atualmente, a legalidade da taxa – que serve para ajudar na manutenção e investimentos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil – está assegurada pela Justiça e vem sendo reimplantada em várias cidades e o mesmo Zajac espera que aconteça em Marechal Cândido Rondon.

“Hoje no município”, explica o capitão, “o Corpo de Bombeiros depende exclusivamente dos recursos do Governo do Estado. Com esta taxa, todo o dinheiro arrecadado ficaria para ser investido no Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon”.

Com relação aos investimentos necessários, Zajac destaca a construção de uma nova sede para o 3º Subgrupamento, uma vez que a atual está longe de ser ideal. Para tanto, várias tratativas têm sido feitas com as autoridades, inclusive da Itaipu Binacional, para a assegurar a construção, que ainda não tem previsão de acontecer. Porém, ele acredita que o Corpo de Bombeiros também poderá contar com o apoio da futura administração do prefeito Marcio Rauber e dos deputados que atuam no município para continuar o trabalho junto ao Governo do Paraná, visando assegurar uma nova estrutura.

Atualmente, o 3º Subgrupamento de Bombeiros, além de Marechal Cândido Rondon, atende Quatro Pontes, Mercedes, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Guaíra e Terra Roxa. Ele possui dez viaturas, sendo duas de combate a incêndio, três de busca e salvamento, duas ambulâncias e três veículos de uso administrativo. Conta com 26 soldados e, em 2017, receberá mais quatro.

Para o próximo ano, Zajac confirmou que está prevista a criação da Seção de Bombeiros de Guaíra, que contará com 16 soldados e estará sob o comando da unidade rondonense.