Coordenador do projeto histórico Memória Rondonense participa da Tribuna Popular

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/08/2023 15h50, última modificação 09/08/2023 15h50
Harto Viteck é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná
Coordenador do projeto histórico Memória Rondonense participa da Tribuna Popular

Historiador Harto Viteck durante a Tribuna Popular

 

O espaço da Tribuna Popular durante a primeira sessão ordinária na nova Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, ocorrida na última segunda-feira (07), teve como convidado o coordenador do projeto Memória Rondonense, Harto Viteck.

A apresentação foi dividida em dois temas.

Inicialmente, o historiador fez um amplo relato sobre as origens das Câmaras Municipais no Brasil, que tem como marco o ano de 1532, quando o administrador Martin Afonso de Souza fundou São Vicente, primeira vila do Brasil-Colônia, no atual Estado de São Paulo.

No Paraná, a primeira Câmara Municipal surgiu em 1648, em Paranaguá. Na região Oeste do Estado, próximo ao atual município de Marechal Cândido Rondon, Cascavel e Toledo viveram suas emancipações em 1951, quando também constituíram seus Poderes Legislativos.

A vila de General Rondon emancipou-se de Toledo em 1960 e, no ano seguinte, o agora município de Marechal Cândido Rondon elegeu sua primeira Câmara de Vereadores.

A segunda parte da apresentação foi voltada ao projeto Memória Rondonense, que é dedicado à pesquisa da história de Marechal Cândido Rondon, iniciando ainda antes da Colonização do Oeste do Paraná. Todo o material pesquisado e acervo de imagens está à disposição para consulta pública no site www.memoriarondonense.com.br.

Lá estão disponibilizadas 130 entrevistas, mais de 160 publicações acadêmicas, acervo com mais de 10 mil fotografias, além do calendário histórico com registros dos eventos diários ocorridos em Marechal Cândido Rondon ao longo dos anos, entre outras atrações.

Harto Viteck, que é o único rondonense a integrar o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná em toda a existência de mais de 100 anos da instituição, também foi secretário do Poder Legislativo Municipal na metade da década de 1970. Razão pela qual também fez um relato sobre os trabalhos da Câmara de Vereadores naquele período, contando detalhes, inclusive, da inauguração, em 1974, daquela que agora é a antiga Casa de Leis do Município.