Diretores do campus rondonense da Unioeste participam da Tribuna Popular do Legislativo

por Cristiano Marlon Viteck publicado 04/06/2024 10h20, última modificação 04/06/2024 10h16
Eles apresentaram um quadro geral da Universidade no município
Diretores do campus rondonense da Unioeste participam da Tribuna Popular do Legislativo

Diretor geral do campus, Emerson Fey


Disponibilizada à comunidade sempre na primeira sessão ordinária de cada mês, a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon foi utilizada ontem (03) pelos diretores do campus local da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Na oportunidade, eles apresentaram um plano geral do quadro de pessoal, estrutura, atividades e projetos desenvolvidos pela Universidade, que no município conta com os curso de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras e Zootecnia.

Segundo lembrou o diretor geral do campus, professor Emerson Fey, a história do ensino superior em Marechal Cândido Rondon iniciou em 1980, a partir da Facimar, faculdade municipal que foi integrada à Unioeste em 1994, juntamente com a congregação de outras faculdades então existentes em Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e, posteriormente, Francisco Beltrão.

De 1980 até o final do ano passado, os cursos de graduação no campus rondonense e suas extensões já formaram 8.350 profissionais, além de outros 1.342 estudantes nos cursos de pós-graduação.

Atualmente, a comunidade acadêmica da Unioeste em Marechal Cândido Rondon é composta por 2.126 pessoas, sendo 1.454 alunos de graduação, 392 estudantes de pós-graduação, 179 docentes, 84 agentes e 17 terceirizados. A atuação desta comunidade abrange não apenas o ensino, mas também a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços.

“A educação dispara um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, afirmou o diretor geral do campus.

Demais ações realizadas pela Unioeste de Marechal Cândido Rondon também foram detalhadas pelos diretores do Centro de Ciências Agrárias, professora Marcela Neres; do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, professor Arestides Pereira da Silva Júnior; e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Loreni Braun.