Escola Bento Munhoz apresenta trabalho sobre sustentabilidade
O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon recebeu, na sessão de segunda-feira (23), professores e estudantes do 5º ano da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto. Eles apresentaram aos vereadores o resultado do trabalho realizado em sala de aula com o tema “sustentabilidade”.
O conteúdo apresentado foi desenvolvidos nas aulas da disciplina de Educação Ambiental e Ciências, mediadas pela professora Valdirene Sutil Rafaeli, como parte do projeto 3º Prêmio Escola Sustentável, do qual o educandário rondonense está inscrito.
A participação dos alunos na Câmara de Vereadores aconteceu em dois momentos. O primeiro através da exposição de maquetes elaboradas a partir dos estudos sobre cidades e comunidades sustentáveis. O segundo foi na Tribuna Popular, em que o estudante José Pedro Dresh fez a leitura de texto produzido em sala de aula por estudantes e professores, com propostas para serem implantadas em Marechal Cândido Rondon.
Entre elas estão a criação de hortas comunitárias, retomada do incentivo à produção de biogás, mais investimentos na iluminação pública, cascalhamento de estradas rurais, aumento do número de parques e praças, melhoria da coleta e reaproveitamento do lixo, incentivo à redução do consumo de álcool, adequação do aterro sanitário, criação de restaurantes populares e a retomada da campanha de redução do uso de sacolas plásticas.
“Acreditamos que a comunidade e políticos precisam se conscientizar de que precisamos reaprender a conviver, pois, somos uma grande comunidade dividindo a mesma casa que é o planeta Terra e que não queremos ser conhecidos como a geração que destruiu e, sim, como aquela que salvou o mundo”, afirmam os alunos no ofício lido na Tribuna Popular.
Conforme a professora Valdirene Sutil Rafaeli, este trabalho com os estudantes tem como base a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Criada em 2015, no Reino Unido, em encontro com líderes de diversos países, a agenda tem 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.
São bandeiras como erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, modos sustentáveis de produção e consumo e combate às mudanças climáticas.