Escola Jean Piaget apresenta projeto de revitalização do Bosque dos Pioneiros

por Cristiano Marlon Viteck publicado 14/11/2019 12h55, última modificação 14/11/2019 12h57
Poder Legislativo apoia a proposta, apresentada hoje (14)
Escola Jean Piaget apresenta projeto de revitalização do Bosque dos Pioneiros

Projeto de remodelação, assinado pela arquiteta Letícia Caregnato

Alunos do 3º ano da Escola Municipal Jean Piajet, juntamente com a coordenadora Nilza Buss, a professora Sonia Antunes Caregnato e a representante da Associação dos Pioneiros de Marechal Cândido Rondon (Apidemar), Udilma Weirich, estiveram na manhã de hoje (14) no Poder Legislativo. O objetivo foi apresentar aos vereadores o projeto de revitalização do Bosque dos Pioneiros.

Situado no Loteamento Reschke, junto à Sanga Borboleta, o Bosque dos Pioneiros é o marco inicial da colonização da cidade de Marechal Cândido Rondon no começo da década de 1950. Hoje uma área sem atrativos para a população, a proposta da Escola Municipal Jean Piaget é tornar o local de fato um espaço de valorização dos pioneiros, que possa ser frequentado pelos rondonenses e visitantes de todas as idades.

A proposta foi muito bem recebida pelos vereadores presidente Claudio Kohler (Claudinho), Gordinho do Suco, Walmor Mergener, Vanderlei Sauer e Valdecir Schons (Paleta). Eles se comprometeram a apresentar, na próxima segunda-feira (18), requerimento assinado por todos os vereadores, solicitando à administração municipal que coloque em prática o projeto.

A intenção é que a revitalização do Bosque dos Pioneiros seja inaugurada até 07 de março, Dia Municipal do Pioneiro, ou no mais tardar em 25 de julho de 2020, quando Marechal Cândido Rondon celebrará o 60º aniversário.

A ideia já tem o apoio da Apidemar e do curso de História da Unioeste.

Conforme o projeto, a revitalização deve contemplar a limpeza, manutenção e remodelação do Bosque dos Pioneiros, inclusive com a instalação de academia ao ar livre, calçamento, bancos, bebedouros, parque infantil e a construção de um monumento aos três primeiros colonizadores: Osvaldo Heinrich, Erich Ritscher e Antônio Rockenbach.

Além das obras físicas, a Escola Municipal Jean Piaget propõe que no Bosque dos Pioneiros seja realizado, sempre em 07 de março, o “Encontro Anual de Gerações”. O objetivo é reunir alunos do educandário, avós e demais pioneiros para desenvolverem brincadeiras antigas com a finalidade de aproximar idosos e crianças.

“Assim, o projeto permite integrar o conhecimento histórico de formação do município com o reconhecimento dos pioneiros e a união destes com as novas gerações”, conclui a professora Sônia Antunes Caregnato.