Escolas municipais e CMEIs terão segurança reforçada com contratação de vigilantes

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/05/2023 10h35, última modificação 09/05/2023 10h33
Profissionais deverão começar a atuar nos próximos dias
Escolas municipais e CMEIs terão segurança reforçada com contratação de vigilantes

Secretário de Educação, Fernando Volpato, atendeu convocação da Câmara de Vereadores

 

Com o objetivo de ampliar a segurança nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon fará a contratação de vigilância privada. Ela atuará diariamente durante oito horas, nos períodos matutino e vespertino.

O trabalho dos vigilantes deve iniciar já nos próximos dias. Eles terão a tarefa de fazer o monitoramento e controle de acesso aos estabelecimentos de ensino municipais.

Esse serviço de vigilância deverá auxiliar também Polícia Militar, sendo mais um braço em favor da segurança pública.

O anúncio foi feito ontem (09) pelo secretário municipal, Fernando Volpato. Ele participou da sessão do Poder Legislativo, mediante convocação, para prestar informações e esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela administração rondonense para evitar a ocorrência de atentados nos educandários que são responsabilidade da Prefeitura.

O tema, que já era visto com preocupação, ganhou ainda mais importância junto às comunidades escolares e autoridades, após o recente ataque ocorrido em Blumenau (SC).

A convocação do secretário de Educação foi de iniciativa do vereador Arion Nasihgil e recebeu apoio dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca), Iloir de Lima (Padeiro), Moacir Froehlich, Vanderlei Suer (Soldado Sauer), Carlinhos Silva, Valdecir Schons (Paleta), Rafael Heinrich e Cristiano Metzner (Suko).

“É bastante compreensível a preocupação de todos a nível municipal, estadual e federal”, concordou Fernando Volpato.

Demais ações

Além da contratação de vigilância privada – que estava entre as principais demandas feitas pelas direções das escolas – ele confirmou que algumas reformas já estão em execução nas escolas e que outras serão realizadas, em parceria com as Associações de Pais e Mestres.

Estão previstas, por exemplo, a implementação de equipamentos como portões eletrônicos e instalação de grades e telas para dificultar o acesso de pessoas estranhas.

O secretário também lembrou que, desde 2019, todas as escolas municipais e CMEIs possuem câmeras de monitoramento.

Entre outras medidas recentes, ele enfatizou que desde o início de abril já foram realizadas reuniões entre o Poder Executivo e forças policiais, e destas também com representantes das escolas públicas e privadas, quando foram repassadas informações sobre procedimentos de segurança.

Anunciou ainda que, em breve, também será oferecido aos professores e funcionários um curso a distância disponibilizado pelo Governo do Paraná, com duração de 40 horas, sobre a segurança e combate à violência nas escolas.

O tema ainda receberá um incremento, uma vez que o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Paraná estão em processo de elaboração do protocolo de segurança para ser apresentado a todas as escolas públicas e privadas no Estado.

Além disso, Fernando Volpato garantiu que será aprofundado em Marechal Cândido Rondon o combate ao bullying e à violência, a difusão dos cuidados que os estudantes devem ter para o bom uso da internet, sempre ressaltando a importância do papel das famílias no cotidiano das escolas.