Estrada Novo Horizonte-Bela Vista recebe nome de Rodovia Ernesto Seifert Filho
Por unanimidade, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou na segunda-feira (06) o Projeto de Lei 7/2023, de autoria dos vereadores Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Cristiano Metzner (Suko). A matéria denomina de Rodovia Municipal Ernesto Seifert Filho a estrada principal que liga as sedes distritais de Novo Horizonte e Bela Vista.
Segundo os autores do projeto de lei, ao aprovar a homenagem a Câmara de Vereadores faz o devido reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo pioneiro ao país e ao município rondonense.
Biografia
Ernesto Seifert Filho nasceu em 28 de dezembro de 1919, sendo filhos de imigrantes da Rússia, que tiveram ainda seis filhos.
Ele serviu ao Exército Brasileiro durante 12 meses e, por razão da 2ª Guerra Mundial, foi convocado a retornar ao Exército por mais três anos.
Integrante das tropas brasileiras na Itália, Ernesto foi combatente, juntamente com soldados norte-americanos, durante oito meses, até a vitória no Monte Castelo contra as tropas alemãs.
Segundo relatos da família, ele partiu para a guerra sendo noivo de Annita Matschulat, com quem casou após retornar e teve seis filhos.
Em 1951, juntamente com o irmão Alfredo, Ernesto partiu de Santa Rosa (RS) para conhecer as terras do Oeste Paranaense. Em março de 1956, mudou-se com a família de seis filhos para General Rondon.
Marceneiro, ferreiro, construtor e agricultor, Ernesto era empreendedor. No início, ele e a família residiam nas terras do irmão Alfredo, pois não havia estrada para suas terras. Com o tempo abriram caminho com foices e machado para passar com a carroça.
Ernesto e dois vizinhos foram os que auxiliaram a Colonizadora Maripá a abrir a trilha em meio à mata, que se transformou na estrada que atualmente liga Novo Horizonte a Bela Vista, via estrada do Clube Lira e agora recebe o nome do pioneiro.
Ernesto Seifert Filho faleceu em maio de 2001.