Estudo sobre democracia e cidadania motiva visita de alunos à Câmara de Vereadores
Cerca de 60 alunos do 9º ano C e D do Colégio Estadual Eron Domingues visitaram a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon na tarde desta quinta-feira (22). A visitação é parte do estudo sobre democracia e cidadania, que é desenvolvido através da disciplina de Língua Portuguesa pela professora Vera Pagnussatti. Eles foram recebidos pelo presidente do Poder Legislativo, João Marcos Gomes, que por cerca de uma hora conversou com os alunos sobre as principais atribuições do vereador: legislar, fiscalizar e julgar, além de assessorar o Poder Executivo através dos requerimentos e indicações. A visita foi transmitida ao vivo na internet pela TV Câmara.
Conforme Vera Pagnussatti, em sala de aula ela tem feito uma série de atividades em que os alunos aprendem o que é o Poder Legislativo, a importância das leis e o impacto destas na vida de cada cidadão, além de instigar os estudantes a pensarem sobre qual é o papel de cada um como cidadão. Esta proposta de trabalho é resultado da participação da professora no programa Missão Pedagógica no Parlamento. Promovida pela Câmara dos Deputados, a Missão selecionou dois professores de cada Estado para participar, sendo que Vera Pagnussatti ficou em primeiro lugar na seleção no Paraná.
O programa busca a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas. Para atingir esse objetivo, os professores convocados participaram de uma intensa semana de formação em Brasília e de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprenderam e socializaram saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conheceram de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo.
Vera Pagnussatti defende a necessidade de trabalhar em sala o Poder Legislativo para que os estudantes possam conhecer a importância das leis para a vida deles, das famílias e da sociedade. “O aluno precisa aprender isso para que seja um cidadão efetivo, que saiba votar e cobrar”, argumenta.
Por outro lado, a professora considera que é preciso desmistificar o Poder Legislativo: “De repente, o aluno pensa que há muita corrupção e que todos (os políticos) são iguais. Precisamos fazer com que o aluno perceba que não é assim. Em qualquer função temos pessoas que contribuem para o bem comum e aquelas que não contribuem tanto”.
Sobre a visita à Câmara de Vereadores, Vera Pagnussatti justifica que é uma oportunidade para os alunos conhecerem o espaço onde são criadas as leis municipais e perceberem que tudo o que é decidido no Poder Legislativo vai interferir na vida de todos os rondonenses. “Além disso, queremos mostrar a cada estudante que ele pode ser uma pessoa diferente e no futuro vir a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo”, conclui.