Feiras da agricultura familiar e Acempre podem se tornar essenciais no município
O vereador Rafael Heinrich é o autor do projeto de lei 5/2021, que entrou em tramitação esta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. A matéria visa declarar as feiras da agricultura familiar e o ponto de venda da Associação Central de Produtores Rurais Ecológicos (Acempre), como atividades essenciais ao abastecimento alimentar da população rondonense.
Se aprovado, o projeto estabelece que mesmo durante períodos de estado de calamidade pública, epidemia ou pandemia, essas atividades não poderão ser interrompidas por completo. Em contrapartida, elas deverão cumprir medidas complementares à segurança da população, quando determinadas pelas autoridades responsáveis. No caso da atual pandemia, os protocolos e medidas sanitárias, por exemplo.
Conforme Rafael Heinrich, os alimentos produzidos pela agricultura familiar contribuem na melhoria do padrão alimentar, pois reduzem o consumo de alimentos ultraprocessados que apresentam maiores quantidades de açúcar, sal e gorduras. O vereador chama atenção para o fato de que estes ingredientes estão diretamente relacionados com o aumento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, entre outras.
“Neste sentido, as feiras da agricultura familiar e o ponto de venda da Acempre são importantes espaços de abastecimento, pois contribuem com a segurança alimentar e nutricional e a promoção a saúde da população do município, oferecendo produtos mais saudáveis”, completa.
O projeto de lei foi lido na sessão de segunda-feira (15) e baixado para análise e parecer da Comissão de Justiça e Redação. Após o devido relatório, a matéria vai para votação em plenário.
---
CRÉDITO: Feira Sabor e Arte