Festival de Ginástica Rítmica é aprovado como evento oficial de Marechal Rondon
O Poder Legislativo aprovou ontem (02), em definitivo, o projeto de lei 09/2018, de autoria do vereador Vanderlei Sauer, que inclui o Festival de Ginástica Rítmica no calendário oficial de eventos de Marechal Cândido Rondon. O evento, promovido pela Associação Rondonense de Ginástica Rítmica e realizado sempre no último sábado de novembro, em 2017 chegou à sua décima edição.
No município, o projeto de Ginástica Rítmica iniciou 2006, sendo realizado ininterruptamente pelos últimos 11 anos, com aulas de iniciação e de rendimento. Desde então, já foram encaminhadas 12 atletas para a equipe Sadia-Toledo. Entre elas está Karine Walter, que representa o Paraná em competições nacionais, assim como no Sul-Americano, Pan-americano e Mundial de Ginástica Rítmica.
Conforme Sauer, um dos principais objetivos do projeto é contribuir na formação social e no desenvolvimento motor de meninas com idade entre cinco e 15 anos, além de investir em grupos permanentes de treinamento para competições regionais, estaduais e nacionais.
A ginástica rítmica, afirma o vereador, encanta pelo fato de aliar a arte potencial do movimento expressivo do corpo com a técnica da utilização ou não de aparelhos a ela característicos, somados à interpretação de uma música. “É um esporte que empolga, motivado sempre pela competição e pelo desejo de chegar à perfeição”, completa.
Atualmente, a Associação Rondonense de Ginástica Rítmica é presidida por Katia Michelli de Araújo Zimmermann, tem três professoras e, aproximadamente, 200 integrantes.
Professoras, pais e atletas acompanharam a votação do projeto.