INDICAÇÕES APROVADAS NA 10ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 05/04/2021

por Cristiano Marlon Viteck publicado 06/04/2021 09h35, última modificação 06/04/2021 09h34

 

INDICAÇÃO Nº 179/2021
Data: 30 de março de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, elabore projeto e libere recursos que permitam a pavimentação com pedras irregulares da estrada rural que permite a ligação entre o Clube Lira e a BR-163, passando pela lateral da Vila Rural Santa Clara, numa extensão aproximada de 3.500 metros.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, a elaborar projeto técnico e liberar recursos visando a pavimentação com pedras irregulares de mais uma estrada rural.

Desta feita, e visando atender ao anseio de diversos munícipes, este Vereador sugere que a Municipalidade execute a pavimentação da estrada rural que permite a ligação entre o Clube Lira e a BR-163, passando pela lateral da Vila Rural Santa Clara, numa extensão aproximada de 3.500 metros.

O objetivo é garantir ótimas condições de trafegabilidade em qualquer situação climática ou período do ano, até porque referida estrada é utilizada para fornecimento diário de insumos e escoamento da produção agrícola e agropecuária, além de ser caminho do ônibus do transporte escolar.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a importância do pedido para dezenas de rondonenses, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de março de 2021.

MOACIR FROEHLICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 180/2021
Data: 30 de março de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, elabore projeto e libere recursos que permitam a execução de pavimentação asfáltica sobre a estrada rural atualmente pavimentada com pedras irregulares na extensão compreendida entre a BR-163 e a Linha Heidrich, gerando assim sensível melhora na qualidade de vida de centenas de munícipes rondonenses.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, a elaborar projeto técnico e liberar recursos visando a execução de pavimentação asfáltica de uma estrada rural atualmente pavimentada com pedras irregulares.

Trata-se da estrada rural que permite a ligação entre a BR-163 e a Linha Heidrich. A ideia é melhorar ainda mais as condições de trafegabilidade, utilizando a base já existente para colocação de pavimento asfáltico, o que oferecerá ótimas condições de trafegabilidade aos usuários, revertendo em sensível melhora na qualidade de vida de centenas de munícipes rondonenses.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a importância do pedido para inúmeras famílias que residem na referida Linha do interior de Marechal Cândido Rondon, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de março de 2021.

MOACIR FROEHLICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 181/2021
Data: 31 de março de 2021

Ementa: indica ao Poder Executivo Municipal a necessidade de adoção de medidas para reduzir a velocidade dos veículos que transitam em frente a recreação infantil Espaço Kids, na Rua Santa Catarina nº1240, tais como faixa de pedestre, placas de sinalização, tachões e, se necessário, travessia elevada.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Mobilidade Urbana, a realizarem os trabalhos necessários para o atendimento desta Indicação.

A presente matéria trata da necessidade de adoção de medidas para reduzir a velocidade dos veículos que transitam em frente a recreação infantil Espaço Kids, na Rua Santa Catarina nº1240, tais como faixa de pedestre, placas de sinalização, tachões e, se necessário, travessia elevada.

Esta sugestão considera o anseio da comunidade e os riscos associados, buscando evitar acidentes com os munícipes, entendendo como local de travessia intensa e priorizando os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim tendo prioridade de passagem, garantindo o direito de ir e vir de todos os cidadãos rondonenses.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 31 de março de 2021.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 182/2021
Data: 31 de março de 2021

Ementa: indica ao Poder Executivo Municipal a instalação de placas de sinalização solicitando atenção dos condutores com relação a travessia de animais próximo as pontes da zona rural, em especial, aquelas localizadas em vias com acentuado declive e presença de reserva florestal, contribuindo para a preservação da fauna local, dos animais domésticos e de produção agropecuária.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e de Viação e Serviços Públicos, a realizarem os trabalhos necessários para o atendimento desta solicitação.

A presente matéria trata da instalação de placas de sinalização solicitando atenção dos condutores com relação a travessia de animais próximo as pontes da zona rural, em especial, aquelas localizadas em vias com acentuado declive e presença de reserva florestal, contribuindo para a preservação da fauna local, dos animais domésticos e de produção agropecuária.

Esta Indicação considera a manifestação de munícipes que relatam encontrar com certa frequência animais mortos próximos as pontes e reservas florestais, em especial, nos locais onde ocorrem declives da via de rolamento, seja ela pavimentada ou não. Tal medida, contribui ainda para reduzir acidentes com bicicletas, motos, carros e demais meios de locomoção.

Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população Rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 31 de março de 2021.

RAFAEL HEINRICH
Vereador


---
INDICAÇÃO Nº 183/2021
Data: 31 de março de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, elabore projeto técnico e libere recursos que permitam a remodelação energética, com substituição da iluminação atual por lâmpadas LED em todos os prédios públicos do Município, além da instalação de placas de geração de energia solar nos referidos prédios públicos, gerando assim considerável redução no custo de energia.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize os setores competentes, em especial a Secretaria Municipal de Administração e de Coordenação e Planejamento, a iniciarem os trâmites internos que permitam a elaboração de projeto técnico e a consequente liberação, visando investimentos que permitam a diminuição dos custos mensais com energia elétrica.

A sugestão deste Vereador é para que a Municipalidade substitua a iluminação atual por lâmpadas de LED em todos os prédios públicos (paço municipal, escolas municipais, ginásios de esportes, postos de saúde, hospital municipal, unidade de pronto atendimento, entre outros locais), além da instalação de placas de geração de energia solar, gerando assim sensível redução no custo de energia.

São várias as vantagens que justificam este investimento, entre as quais a redução da poluição e das taxas de carbono, a baixíssima necessidade de manutenção, o fato de ser uma energia renovável e de primar pela sustentabilidade, além, é claro, da própria diminuição dos valores das contas mensais de luz. Estudos revelam que a economicidade pode chegar a 40% do valor gasto atualmente com energia elétrica convencional.

Sendo assim, e considerando a importância da matéria, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida ação governamental seja implementada com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 31 de março de 2021.

CRISTIANO METZNER, O SUKO
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 184/2021
Data: 31 de março de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, procure formalizar um convênio com o campus local da Unioeste, objetivando a utilização da piscina para realizar aulas de natação e hidroginástica, como também ampliar as parcerias em diversos trabalhos técnicos e atividades da área de educação física, utilizando as horas extracurriculares dos acadêmicos, além de avaliar a possibilidade legal de remunerar àqueles que atuarem na execução deste projeto.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente a pleitear a formalização de um convênio com o campus local da Unioeste, em especial com a coordenação do curso de Educação Física.

O objetivo deste pleito é viabilizar a utilização da piscina da Unioeste para realização de aulas de natação e hidroginástica, como também ampliar as parcerias em diversos trabalhos técnicos e atividades da área de educação física, utilizando as horas extracurriculares dos acadêmicos. Tal ação proporcionará uma sensível melhora na qualidade de vida de centenas de munícipes rondonenses.

Inclusive, este Vereador entende que a Municipalidade poderia estudar a possibilidade de remunerar àqueles que atuarem na execução deste projeto, caso entenda que haja legalidade para tal.

Sendo assim, e considerando a importância da matéria e o interesse de muitos rondonenses em participar de aulas de natação, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida ação governamental seja implementada com grande brevidade.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 31 de março de 2021.

CRISTIANO METZNER, O SUKO
Vereador

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador


---
INDICAÇÃO Nº 185/2021
Data: 31 de março de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, efetue a limpeza das margens do anel viário, permitindo assim que as placas de sinalização vertical de trânsito voltem a ficar visíveis aos motoristas e motociclistas que trafegam pela referida via.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, Agricultura e Política Ambiental e de Viação e Serviços Públicos, a realizarem a limpeza das margens do anel viário de Marechal Cândido Rondon.

Conforme revelam algumas fotos em anexo, a situação é precária e vem gerando transtornos para motoristas e motociclistas, já que as ervas daninhas cresceram e encobriram algumas placas de sinalização vertical de trânsito.

Referida melhoria poderia ser realizada tanto no anel viário quanto na rodovia municipal que dá acesso ao Guarani.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 31 de março de 2021.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 186/2021
Data: 31 de março de 2021

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, que providencie a implementação de redutores de velocidade ao longo da Rua Belém, no Residencial Recanto Feliz, visando controlar o fluxo de veículos em prol da segurança dos moradores daquela região.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, providencie a implementação de redutores de velocidade ao longo da Rua Belém, no Residencial Recanto Feliz.

Referida sugestão se faz necessária tendo em vista que o tráfego de veículos na mencionada rua é bastante intenso, sendo muito comum verificar a presença de condutores trafegando em alta velocidade e sem observar as regras básicas de trânsito, notadamente em razão de estar localizada num local com pouca fiscalização. Destarte, a execução de medidas visando reduzir e controlar a velocidade naquele local – como a instalação de sinalização horizontal e vertical e especialmente a construção de redutores de velocidade – se faz demasiadamente importante, sendo este inclusive um pedido recorrente dos moradores da região.

Por oportuno, informa-se ciência quanto ao contido no Decreto Municipal nº 144/2018, que exige o atendimento de critérios para solicitação de instalação de ondulação transversal. Contudo, é evidente que o trabalho parlamentar não pode ser obstado por normas discricionárias e burocráticas, sendo absolutamente inconstitucional a exigência de condições, máxime através de decreto monocrático, para que uma indicação legislativa seja apresentada, recebida e levada à efeito, motivo pelo qual apresenta-se esta proposição independentemente das condições “estabelecidas”, sugerindo e requerendo seu atendimento em prol da nossa população.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 31 de março de 2021.

ARION AUGUSTO NARDELLO NASIHGIL
Vereador


---
INDICAÇÃO Nº 187/2021
Data: 31 de março de 2021

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que providencie a construção de uma nova rotatória na esquina da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua 12 de Outubro, visando evitar a ocorrência de acidentes e melhorar o fluxo do tráfego no local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, providencie a construção de uma nova rotatória na esquina da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua 12 de Outubro, visando evitar a ocorrência de acidentes e melhorar o fluxo do tráfego no local.

A presente sugestão tem como objetivo trazer mais segurança para os condutores que trafegam pelo local mencionado, haja vista que o fluxo de trânsito naquela região é bastante intenso, sendo comum verificar no local veículos que, em descumprimento às regras de trânsito, fazem conversões no cruzamento ou, ainda, veículos grandes que acabam parando no canteiro central para fazer a travessia, o que coloca em risco a integridade física dos motoristas, motociclistas e até mesmo ciclistas e pedestres.

À título de exemplo, destaca-se que apenas na semana passada houve o relato, por moradores da região, de 3 (três) acidentes de trânsito no local, felizmente todos de pequena monta, sem vítimas, mas que causaram danos aos veículos envolvidos e que, se não corrigido o local, podem futuramente se transformar em acidentes mais graves, o que é necessário evitar.

Assim, a construção e implementação de uma nova rotatória naquele cruzamento demonstra-se medida de segurança, visando garantir resguardo à integridade física dos nossos condutores, melhorando também o fluxo de trânsito no local e evitando a ocorrência de novos acidentes, pelo que se requer o atendimento da presente sugestão.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 31 de março de 2021.

ARION AUGUSTO NARDELLO NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 188/2021
Data: 31 de março de 2021

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, que, na impossibilidade de ser realizada vacinação nos distritos de Marechal Cândido Rondon ou enquanto tal não é realizada, seja fornecido transporte público coletivo gratuito para o deslocamento dos cidadãos distritais até o local de vacinação.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Saúde, na impossibilidade de ser realizada vacinação nos distritos de Marechal Cândido Rondon ou enquanto tal não é realizada, seja fornecido transporte público coletivo gratuito para o deslocamento dos cidadãos distritais até o local de vacinação.

Referida sugestão se faz necessária tendo em vista ser frequente, nos últimos dias, o recebimento de reclamações oriundos dos moradores dos mais diversos distritos de Marechal Cândido Rondon acerca da ausência de locais de vacinação, no programa municipal de imunização contra o COVID-19, fora da sede municipal, o que traz dificuldades para o público que não possui meios próprios de locomoção e, desta forma, acabam ficando sem o recebimento da vacina, o que já ocorreu em vários casos.

Recentemente, esta Casa de Leis, por força da Indicação nº 150/2021, já sugeriu ao Executivo Municipal a realização da vacinação em pontos específicos e direcionados nos distritos, bem como fosse adotada medidas cabíveis para reduzir o tempo de espera nas filas de vacinação, em razão de diversos relatos recebidos por munícipes. O atendimento de tal proposição seria o cenário ideal. Contudo, sabendo das dificuldades que tal situação pode implicar é que surge a necessidade de apresentação do pedido presente, sugerindo ao Executivo Municipal que, se não for possível a vacinação ocorrer em todos os distritos, ou ao menos enquanto isso não é colocado em prática, que forneça transporte público coletivo gratuito para os moradores dos distritos de Marechal Cândido Rondon, de forma que possam se deslocar até os locais de vacinação, recebendo a respectiva imunização, tão importante neste momento de enfrentamento da pandemia.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 31 de março de 2021.

ARION AUGUSTO NARDELLO NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 189/2021
Data: 05 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal providencie a total revitalização da praça distrital de São Roque, o local está em situação de abandono, parquinho sucateado, quase sem grama, árvores inadequadas, meios fios quebrados, falta de sanitários, totalmente inadequada para utilização.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve, para que o mesmo providencie a total revitalização da praça distrital de São Roque, o local está em situação de abandono, parquinho sucateado, quase sem grama, árvores inadequadas, meios fios quebrados, falta de sanitários, totalmente inadequada para utilização.

A referida praça é um dos poucos espaços públicos do distrito, compartilhado por inúmeros munícipes, bem como dá suporte para as instituições de ensino local e demais entidades localizadas no citado distrito, no entanto, no estado de abandono que se encontra não consegue mais suprir o seu papel.

A melhoria em questão beneficiaria todos os moradores do Distrito, que estão a muitos anos esperando pela revitalização da sua praça.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 05 de abril de 2021.

VANDERLEI CAETANO SAUER
Vereador

 


---
INDICAÇÃO Nº 190/2021
Data: 05 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal estude a possibilidade de pavimentar a estrada da linha Eldorado que liga o distrito de São Roque e a divisa com o município de Entre Rios do Oeste, estrada que foi recentemente readequada e está preparada para receber pavimentação, de preferência do tipo asfáltica em convênio com a Itaipu, tendo em vista que a Binacional já sinalizou para isso.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve, para que o mesmo estude a possibilidade de pavimentar a estrada da linha Eldorado que liga o distrito de São Roque e a divisa com o município de Entre Rios do Oeste. Referida estrada foi recentemente readequada e está preparada para receber pavimentação e que esta seja de preferência do tipo asfáltica, em convênio com a Itaipu Binacional, que já sinalizou para isso.

A estrada em questão é um importante trecho que liga dois municípios, de intenso tráfego, principalmente de produtos agropecuários.

A melhoria em questão beneficiará todos os moradores do distrito, bem como os demais rondonenses e toda a população da microrregião.

A Itaipu Binacional sinalizou com a possibilidade de, em convênio com o município, pavimentar com asfalto estradas rurais na região lindeira ao seu reservatório, o que traria muita qualidade as estradas.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 05 de abril de 2021.

VANDERLEI CAETANO SAUER
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 191/2021
Data: 05 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal estude a possibilidade de quando fizer o projeto de calçadas e canteiro central no trecho da Av. Irio Welp, no bairro Ana Paula, entre a Av. Rio Grande do Sul e o Loteamento Flórida, contemple a obra com estacionamento e ciclovia no canteiro central que é bem amplo, bem como a instalação de duas rotatórias na confluência da mesma avenida com a Rua Mato Grosso e com a Rua Edvino Wolfdeiler, além de uma travessia elevada na altura da empresa Basivil.
Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve, para que o mesmo estude a possibilidade de quando fizer o projeto de calçadas e canteiro central no trecho da Av. Irio Welp, no bairro Ana Paula, entre a Av. Rio Grande do Sul e o Loteamento Flórida, contemple a obra com estacionamento e ciclovia no canteiro central que é bem amplo, permitindo a melhoria.

Da mesma forma, este Vereador sugere a instalação de duas rotatórias na confluência da mesma avenida com a Rua Mato Grosso e com a Rua Edvino Wolfdeiler, além da instalação de uma travessia elevada na altura da empresa Basivil.

As solicitações estão sendo amplamente requisitadas por comerciantes e moradores do local, para resolver o problema de estacionamento e circulação de automóveis, bicicletas e pedestres.

A obra solicitada, além de embelezar a avenida, vai proporcionar aos moradores, comerciantes e demais usuários mais segurança e comodidade.

A etapa de pavimentação e duplicação da pista de rolamento do local já está concluída, estando agora o restante da obra em fase de elaboração do projeto, momento que solicitamos a inclusão dos itens mencionados anteriormente.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 05 de abril de 2021.

VANDERLEI CAETANO SAUER
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 192/2021
Data: 05 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, elabore projeto de revitalização e realize a devida manutenção da Praça existente no Loteamento Rainha.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes do Município elaborem projeto de revitalização e realize a devida manutenção da Praça existente no Loteamento Rainha.

Conforme as fotos em anexo, o local encontra-se atualmente apenas com um campo improvisado para jogos de futebol, sendo área que poderia estar sendo utilizada para a construção de equipamentos públicos voltados ao lazer, como é o caso de reforma no parquinho infantil, instalação de academia popular e criação de um melhor espaço voltado ao convívio.

Este Vereador recebeu o apontamento por diversos moradores da localidade de que a Praça está com baixa manutenção e reparos diretos trarão melhor aproveitamento ao espaço, buscando a boa utilização por parte dos munícipes.

Deste modo, sugere-se que os setores competentes realizem as melhorias apontadas, prezando pelo uso adequado do local, o que muito beneficiará toda comunidade que ali reside.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 05 de abril de 2021.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 193/2021
Data: 05 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, realize recapeamento nas Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, especialmente nas proximidades das entradas/saídas do Município.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente realize recapeamento nas Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, especialmente nas proximidades das entradas/saídas do Município.

As Avenidas em questão são de extrema relevância na trafegabilidade do Município, sendo utilizadas por milhares de cidadãos diariamente. Para tanto, percebe-se que, atualmente, alguns trechos estão com maior desgaste e necessitam de célere atenção para a manutenção da sua boa trafegabilidade.

Para tanto, além de se mencionar o necessário e constante recapeamento de ambas, em sua totalidade, aponta-se especialmente as entradas do Município, que atualmente urgem reparos, por haver buracos e desníveis que prejudicam a trafegabilidade. Destacam-se, portanto, as proximidades do Portal do Município, da saída com direção a Pato Bragado (ambas para a Av. Rio Grande do Sul) e da saída a Guaíra e a Nova Santa Rosa (Av. Maripá).

Diante do exposto, a adoção das medidas acima será de grande benefício à comunidade como um todo, que constantemente utiliza as vias em questão, motivo pelo qual se solicita atentas providências à situação.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 05 de abril de 2021.

JOÃO EDUARDO DOS SANTOS (JUCA)
Vereador

 


---
INDICAÇÃO Nº 194/2021
Data: 05 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos, execute uma operação “tapa-buracos” no acesso do Distrito de Novo Horizonte, melhorando assim as condições de trafegabilidade no referido local.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos, execute uma operação “tapa-buracos” no acesso do Distrito de Novo Horizonte.

Cumpre ressaltar que a situação atual é precária e vem gerando transtornos para os munícipes que residem no referido Distrito, já que há vários buracos e muitas imperfeições no pavimento.

A ideia é realizar uma operação “tapa-buracos” para amenizar este problema, até que uma solução definitiva seja implementada pela Municipalidade, qual seja, um novo reperfilamento asfáltico em todo o acesso.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a importância do pedido para centenas de munícipes, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO 05 de abril de março de 2021.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 195/2021
Data: 05 de abril de 2021

Ementa: apresenta a sugestão para que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, elabore projeto e libere recursos que permitam o alargamento da Rua Pernambuco, especificamente na extensão compreendida entre as Avenidas Irio Jacob Welp e Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres), facilitando o fluxo de veículos e ampliando assim a segurança de todos que passam pelo referido local da cidade rondonense.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão para que o mesmo autorize os setores competentes, em especial a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, a elaborar projeto e liberar recursos que permitam a execução de uma importante obra de mobilidade urbana.

Trata-se do alargamento da Rua Pernambuco, especificamente na extensão compreendida entre as Avenidas Irio Jacob Welp e Expedicionário Otto Grings (Avenida das Torres), onde o movimento de veículos acaba gerando maiores transtornos justamente pelo fato da via ser mais estreita.

O ideal seria diminuir nas áreas destinadas aos passeios públicos, viabilizando assim o alargamento da referida via pública, o que facilitará o fluxo de veículos e, consequentemente, aumentará a segurança de todos que passam pelo referido local da cidade rondonense.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e o grande fluxo de veículos registrados diariamente na Rua Pernambuco, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará toda a comunidade rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 05 de abril de 2021.

DIONIR LUIZ BRIESCH (SARGENTO DIONIR)
Vereador


---
INDICAÇÃO Nº 196/2021
Data: 05 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, elabore projeto e libere recursos que permitam o reperfilamento asfáltico das ruas Danrley Bregoli e Paraíba, localizadas no Loteamento Mess.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, seja encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão para que o mesmo autorize os setores competentes, em especial a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, a elaborar projeto e liberar recursos que permitam a realização de duas importantes melhorias.

Visando atender ao anseio dos munícipes que residem nas ruas Danrley Bregoli e Paraíba, localizadas no Loteamento Mess, este Vereador apresenta a Indicação para que a Municipalidade viabilize a execução de melhorias com reperfilamento asfáltico.

A medida, se executada com brevidade, garantirá ótimas condições de trafegabilidade, revertendo em sensível melhoria na qualidade de vida de centenas de rondonenses.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará a comunidade rondonense e, em especial, os munícipes que residem nas referidas vias públicas do Loteamento Mess.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 05 de abril de 2021.

PEDRO RAUBER
Vereador