INDICAÇÕES APROVADAS NA 14ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 03/05/2021

por Cristiano Marlon Viteck publicado 04/05/2021 08h55, última modificação 11/05/2021 08h32

 

INDICAÇÃO Nº 263/2021
Data: 30 de abril de 2021

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através do setor competente, em reiteração à Indicação nº 351/2019, que promova os ajustes necessários na iluminação instalada junto à mini arena multiuso no Residencial Recanto Feliz.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através do setor competente, promova os ajustes necessários na iluminação instalada junto à mini arena multiuso no Residencial Recanto Feliz.

A presente sugestão reitera o contido na Indicação nº 351/2019, apresentada por este Vereador em 09 de setembro de 2019, através da qual pleiteou ao Executivo Municipal melhorias na iluminação da mencionada localidade, posto que moradores já naquela oportunidade reclamavam que os postes de iluminação instalados na mini arena foram colocados com angulação inconveniente, direcionando a iluminação, que é bastante intensa, para as residências localizadas nas proximidades daquele local, notadamente aquelas estabelecidos ao longo da Rua Belém, causando transtornos e desconfortos, além de afrontar a qualidade de vida dos moradores.

Em acréscimo, se verifica que no presente momento também se faz necessária a instalação de temporizador na iluminação da mini arena, haja vista que em muitas noites, mesmo estando o local completamente vazio, a iluminação permanece ligada durante toda a madrugada, até o amanhecer, com sua energia total, gerando ampla luminosidade, em total desencontro à economia energética esperada e também ao conforto necessário aos moradores.

Desta forma, sugere-se o atendimento à presente Indicação, que muito contribuirá para o bem-estar dos nossos moradores.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de abril de 2021.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 264/2021
Data: 30 de abril de 2021

Ementa: sugere ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, que readéque a base de cálculo do adicional de insalubridade pago aos profissionais de saúde, visando conceder o benefício de acordo com a remuneração de cada servidor, bem como que realize a majoração do percentual para 40% daqueles profissionais da linha de frente enquanto perdurar a pandemia do COVID-19.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Senhor Prefeito, apresentando a sugestão para que o mesmo, através da Secretaria Municipal de Saúde, readéque a base de cálculo do adicional de insalubridade pago aos profissionais de saúde, visando conceder o benefício de acordo com a remuneração de cada servidor.

Referida solicitação se faz necessária para tornar justo o pagamento do mencionado benefício trabalhista e estatutário, considerando que a utilização do salário mínimo como base de cálculo, em lei municipal, fere, a princípio, a Constituição Federal, bem como a utilização da menor remuneração paga pelo Poder Público Municipal também não encontra amparo legal quando aplicado sob esta ótica. Desta forma, demonstra-se mais equitativa e legal a utilização da remuneração ou, ao menos, do piso salarial de cada profissional, para o cálculo do adicional de insalubridade, sugerindo-se através da presente proposição que sejam realizados pelo Executivo Municipal os ajustes legislativos necessários visando readequar o pagamento do benefício, tendo em vista o evidente vício de iniciativa se tal alteração for apresentada por membro do Legislativo Municipal.

Ao mesmo tempo, assim como já solicitado anteriormente através da Indicação nº 246/2020, sugere-se ao Executivo Municipal que tome as providências administrativas e legislativas necessárias para, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), majorar o adicional de insalubridade pago aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente para o grau máximo, no percentual de 40% sobre a remuneração ou o piso salarial, tendo em vista o evidente contato destes com agentes deletérios de nocividade extrema.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de abril de 2021.

ARION NASIHGIL
Vereador

 


---
INDICAÇÃO Nº 265/2021
Data: 30 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, analise a viabilidade e elabore projeto para instalação de equipamento público voltado ao lazer nas proximidades do Loteamento Beija Flor/Roda D’Água.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes analisem a viabilidade e elabore projeto para instalação de equipamento público voltado ao lazer nas proximidades do Loteamento Beija Flor/Roda D’Água.

Essa obra pode estar diretamente vinculada à estruturação de uma praça, campo de futebol/esportes, espaço para convivência, parquinho infantil, academia popular, enfim, para que os munícipes que residem nas proximidades da localidade tenham a possibilidade de desfrutar de equipamento público que diretamente seja voltado ao lazer e/ou à prática de esportes.

O local atualmente tem sido ampliado constantemente, percebendo-se diversas novas edificações e se mostra possível a designação de área específica para atender a população.

Deste modo, sugere-se que os setores competentes do Executivo façam levantamento de eventuais lotes já de propriedade do Município e que possam ser utilizados para essa finalidade, bem como estruturem e desenvolvam projeto voltado a esse espaço, o que muito beneficiará a população, especialmente a que reside naquela localidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de abril de 2021.

ARION NASIHGIL
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 266/2021
Data: 30 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através dos setores competentes, adicione sinalização com placa “dê a preferência” e verifique eventuais providências para pavimentar trecho na esquina das ruas Tocantins e Marechal Deodoro.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que os setores competentes adicionem sinalização com placa “dê a preferência” e verifiquem eventuais providências para pavimentar trecho na esquina das ruas Tocantins e Marechal Deodoro.

Conforme imagem em anexo, o local se encontra sem a sinalização adequada, tratando-se um cruzamento. Além disso, um pequeno trecho se encontra sem o devido asfaltamento, reduzindo consideravelmente a trafegabilidade no local. Para tanto, recebendo o relato de moradores da localidade, este edil traz ao conhecimento do Executivo a situação.

Deste modo, sugere-se que seja adicionada a placa, além de analisada a situação do asfalto em questão, prezando pelo aumento da segurança dos munícipes que diariamente utilizam a via.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de abril de 2021.

JUCA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 267/2021
Data: 30 de abril de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, providencie a instalação de barreira física no campinho do Loteamento Britânia, situado no cruzamento da Rua São Paulo com a Rua Argentina.

Excelentíssimo Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o setor competente do Executivo providencie a instalação de barreira física no campinho do Loteamento Britânia, situado no cruzamento da Rua São Paulo com a Rua Argentina.

Atualmente, o local é utilizado por diversos munícipes, principalmente por crianças praticando esportes, mas se situa em cruzamento de duas ruas com elevada movimentação de veículos, principalmente a São Paulo.

Para tanto, percebe-se que no local inexiste uma barreira física, por exemplo cercas, que impeça que as bolas utilizadas nos esportes sejam lançadas em direção às ruas e prejudica até mesmo a melhor utilização do espaço destinado ao esporte. No anexo, seguem fotos que demonstram a atual situação do espaço.

Deste modo, buscando resguardar a segurança de todos que utilizam o local e garantir seu melhor aproveitamento, sugere-se ao Executivo que adote providências para realizar essa instalação, o que também é desejo de muitos munícipes que residem nas proximidades desse campinho, beneficiando-se diretamente a população.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de abril de 2021.

JUCA
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 268/2021
Data: 30 de abril de 2021

Ementa: indica ao Poder Executivo Municipal a ampliação na oferta de fraldas descartáveis para os pacientes que necessitam de cuidados especiais.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido deste Vereador que abaixo subscreve, para que seja autorizado o setor competente, em especial a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliar a oferta de fraldas descartáveis para os pacientes que necessitam de cuidados especiais.

Em atenção ao Ofício nº 232/2021 – GAB, que apresentou informações solicitadas pelo requerimento nº 110/2021, de autoria deste Vereador, realizamos coleta de informações junto aos usuários de fraldas descartáveis atendidos pela Secretaria de Saúde e identificamos que a quantidade de 40 fraldas geriátricas mensais não são o suficiente para os cuidados necessário em saúde, sendo observada uma média de uso 6 unidades/dia, ou seja, a quantidade atendida atualmente é suficiente para apenas uma semana.

Diante do exposto, e buscando atender a demanda de pacientes que necessitam de cuidados especiais devido a doenças, patologias e incapacidades, indicamos a ampliação da oferta de fraldas descartáveis para estes pacientes.

Sendo assim, e considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população bem como a importância deste pedido, solicitamos o atendimento desta Indicação.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de abril de 2021.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 269/2021
Data: 30 de abril de 2021

Ementa: indica ao Poder Executivo Municipal a implantação de Ecopontos para recolha de materiais reciclados nos distritos de Marechal Cândido Rondon, contribuindo e facilitando a coleta seletiva por parte dos agricultores que residem no entorno dos distritos, assim como da população do perímetro urbano distrital.

Senhor Presidente,

Requer, após deliberação regimental do Plenário, o envio de cópia da presente Indicação ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido deste Vereador que abaixo subscreve, para que seja autorizado o setor competente, em especial a Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental, a implantar Ecopontos para recolha de materiais reciclados nos distritos de Marechal Cândido Rondon. A ideia é contribuir para coleta seletiva por parte dos agricultores que residem no entorno dos distritos, assim como a população do perímetro urbano distrital.

A população residente na zona rural de Marechal Cândido Rondon realiza a compostagem de resíduos orgânicos de seu lixo doméstico, porém, encontram dificuldades para destinação adequada dos materiais recicláveis.

Desta forma, indicamos ao Executivo Municipal a implantação de Ecopontos em cada um dos distritos, de maneira a viabilizar a recolha adequada destes materiais, como ação de preservação ao meio ambiente, permitindo o reuso destes materiais e contribuindo com a sustentabilidade do planeta terra.

Diante do exposto, considerando as diversas solicitações de munícipes e nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população bem como a importância deste pedido, ficamos no aguardo do pronto atendimento desta Indicação.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de abril de 2021.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 270/2021
Data: 30 de abril de 2021

Ementa: indica ao Poder Executivo Municipal a adoção de medidas para disponibilizar bebedouro e banheiro público para os praticantes de atividades físicas junto a pista de caminhada e corrida do Estádio Municipal Valdir Schneider.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando sugestão deste Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a realizarem os trabalhos necessários para o atendimento desta Indicação.

A presente matéria trata da adoção de medidas para disponibilizar bebedouro e banheiro público para os praticantes de atividades físicas junto a pista de caminhada e corrida do Estádio Municipal Valdir Schneider.

Consideramos para apresentação deste indicação, diversas solicitações dos usuários, que se deparam com a dificuldade de não haver banheiro e bebedouro no local.

Por fim, cumpre ressaltar que ao atender o presente pedido, o Poder Público estará incentivando a ampliação do número de praticantes de atividades físicas e de lazer, otimizando o uso dos espaços públicos existentes pelos munícipes.
Diante do exposto, considerando nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população Rondonense, este Vereador aguarda deferimento.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 30 de abril de 2021.

RAFAEL HEINRICH
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 271/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere ao Executivo Municipal que através da Secretaria competente, faça a reforma e adequações no ponto de ônibus existente na Rua Alfredo Nied, em frente ao número 75, no bairro São Lucas, local utilizado principalmente por alunos da rede escolar.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente, ao Executivo Municipal, pleiteando a realização de melhorias por parte da Secretaria Municipal competente, visando a reforma e adequações no ponto de ônibus existente na Rua Alfredo Nied, em frente ao número 75, no bairro São Lucas.

O local é utilizado principalmente por alunos da rede escolar, que se reúnem naquele ponto para esperar a chegada do coletivo.

Cumpre ressaltar que o local, principalmente nesse período pandêmico, até pelo pouco uso, está sem condições de ser utilizado, com capim, lixo, sujeira de toda natureza, necessitando além de uma limpeza geral, também uma pintura.

Considerando que foram retomadas as aulas, os alunos do bairro necessitam dessa melhoria, que ao mesmo tempo beneficiará todos os moradores da região.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do atendimento por parte do Executivo Municipal desse importante pleito.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

VANDERLEI SAUER
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 272/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, elabore projeto visando a pavimentação com pedras irregulares da estrada rural da Linha Sanga Furão, localizada no Distrito de Margarida, conforme mapa em anexo.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando o pedido dos Vereadores que abaixo subscrevem para que o mesmo autorize o setor competente, em especial a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, a iniciar os trâmites internos visando a elaboração de projeto técnico que permita a execução de mais uma obra de pavimentação rural.

Desta feita, e visando atender ao anseio de dezenas de produtores rurais, estes Vereadores sugerem que a Municipalidade viabilize a pavimentação com pedras irregulares da estrada rural da Linha Sanga Furão, localizada no Distrito de Margarida, numa extensão aproximada de 3.1 quilômetros.

Para facilitar a compreensão do pleito, segue em anexo um mapa indicando o trajeto a ser pavimentado.

Em tempo, cumpre ressaltar ainda que referidos produtores rurais carecem de uma melhor para recebimento diário de insumos e também para o escoamento da produção agrícola e agropecuária.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do atendimento deste importante pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará dezenas de munícipes rondonenses.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

VANDERLEI SAUER
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 273/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal viabilize a pavimentação com pedras irregulares de mais 3,5km do trecho da estrada rural da Linha Boa Vista, mais especificamente do local da primeira caixa d´água, passando em frente a Associação da Linha Boa Vista por mais 1,5km até as proximidades dos moradores Roque Blat e Valdir Scherer.
Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que sejam autorizados os setores competentes desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, viabilize a liberação de recursos e elaborem projeto que permita a pavimentação com pedras irregulares do trecho da estrada rural da Linha Boa Vista, mais especificamente do ponto da primeira caixa d´água (término do trecho já contemplado) passando em frente a Associação da Linha Boa Vista por mais 1,5km até as proximidades dos moradores Roque Blat e Valdir Scherer, conforme imagem em anexo.

Trata-se de uma reinvindicação antiga dos moradores da Linha Boa Vista, que por muitos anos vem sido esquecida, porém é uma região geradora de grande parte da produção de grãos, leite, aves, suínos e peixes do nosso município.

Ocorre que a primeira e segunda etapa desta pavimentação poliédrica foram concluídas por este governo. Porém, se faz necessário a urgência de uma terceira etapa, considerando que a via é uma das principais estradas para escoar a produção agrícola e agropecuária desta região, bem como a via que liga o nosso Município até a divisa com os municípios de Mercedes, sendo um importante eixo que movimenta a produção, bem como para o trânsito dos moradores.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, o que muito alegrará os munícipes que residem naquela região do interior rondonense.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

CRISTIANO METZNER (O SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 274/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias de Coordenação e Planejamento e de Viação e Serviços Públicos, verifique a situação da Rua São José, mais precisamente no Jardim Guaíra, pois a falta do correto escoamento das águas pluviais tem prejudicado os moradores e usuários desta via e outras vias desta localidade.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria de Coordenação e Planejamento e Secretaria de Viação e Serviços Públicos, verifique a situação da Rua São José, mais precisamente no Jardim Guaíra, pois a falta do correto escoamento das águas pluviais tem prejudicado os moradores e usuários desta via e outras vias desta localidade.

Conforme revela a imagem em anexo, a situação é agravada em especial nesta Rua São José devido proximidade com a Cortina Verde da Fábrica de Rações da Copagril (antiga Sperafico), pois o acúmulo de folhas atrapalha ainda mais o correto escoamento das águas pluviais.

Sendo assim, e considerando a urgente importância do pedido, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja executada em caráter de urgência.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

CRISTIANO METZNER (O SUKO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 275/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Viação e Serviços Públicos, viabilize a melhorias em todos os cemitérios municipais em especial dos Distritos, com reforma dos Murros, Iluminação, Solo-Brita entre os Jazigos, Pinturas, Proteções contra ação de animais e em alguns casos reforma de banheiros, afim de que seja melhor preservada a memória daqueles entes queridos que já se foram, em especial moradores distritais, causar melhor aparência e respeito com estes.
Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, para que seja autorizado o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos, viabilize a melhorias em todos os cemitérios municipais em especial dos Distritos, com reforma dos Murros, Iluminação, Solo-Brita entre os Jazigos, Pinturas, Proteções contra ação de animais e em alguns casos reformas de banheiros afim de que seja melhor preservada a memória daqueles entes queridos que já se foram, em especial moradores distritais, causar melhor aparência e respeito com estes.

Tendo em vista que são vários pontos de melhorias em vários locais do nosso município, além da preparação em especial para a data de finados, dia 02 de novembro, a sugestão destes vereadores é visando um melhor tratamento de respeito com os entes queridos que já se foram.

Considera-se também que, os familiares destas pessoas procuraram estes vereadores solicitando as melhorias já mencionadas, conforme é possível perceber pelas imagens em anexo de um dos locais.

Sendo assim, e considerando a importância do pedido, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referidas melhorias sejam executadas, atendendo os anseios em especial dos moradores distritais.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

CRISTIANO METZNER (O SUKO)
Vereador

VANDERLEI SAUER
Vereador

VALDECIR SCHONS (PALETA)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 276/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, promova investimentos na iluminação pública da Rua Ceará, mais precisamente na extensão de 100 metros localizada ao lado do Estádio Municipal Valdir Schneider, entre a Rua Presidente Costa e Silva e a Avenida Irio Jacob Welp.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão do Vereador que abaixo subscreve para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade a realizar investimentos na iluminação pública da Rua Ceará.

O pedido é específico para a extensão de 100 metros localizada ao lado do Estádio Municipal Valdir Schneider, mais precisamente entre a Rua Presidente Costa e Silva e a Avenida Irio Jacob Welp.

Ocorre que referida via pública acaba sendo parcialmente iluminada quando o Estádio está sendo utilizado. Porém, quando aquelas lâmpadas são desligadas, referido trajeto fica muito escuro, causando transtornos aos munícipes que moram nas proximidades.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada e a existência de recursos oriundos da cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja executada ainda no decorrer deste ano.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

ILOIR DE LIMA (PADEIRO)
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 277/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realize melhorias nas sinalizações vertical e horizontal das vias públicas dos Loteamentos Bem-te-vi e Roda D´Água, ampliando assim a segurança de todos os munícipes que residem ou por ventura trafeguem pelas vias públicas dos referidos loteamentos.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Prefeito Municipal, apresentando a sugestão dos Vereadores que abaixo subscrevem para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade, em especial a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a iniciar os procedimentos internos que permitam a realização de melhorias na sinalização de trânsito vertical e horizontal das vias públicas dos Loteamentos Bem-te-vi e Roda D´Água.

O ideal seria realizar uma nova pintura da sinalização horizontal, especialmente de faixas de pedestres, além de instalar tachões nas esquinas, alertando os motoristas e motociclistas da existência de via preferencial à frente. Da mesma forma, é necessária a instalação de novas placas de sinalização vertical nos locais que ainda não contam com este equipamento, assim como naqueles onde as antigas placas foram danificadas pela ação do tempo ou por vândalos.

Cumpre ressaltar que a medida se faz necessária em razão dos vários acidentes registrados nos últimos tempos, como o ocorrido no último final de semana, na esquina das ruas Concórdia e Rosalino Bellé.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, estes Vereadores ficam no aguardo do pronto atendimento deste pleito por parte do Executivo Municipal, permitindo que referida melhoria seja executada já nas próximas semanas.

NESTES TERMOS, PEDEM DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

Pedro Rauber
Vereador

Arion Nasihgil
Vereador

Claudinho
Vereador

Cleiton Rodrigo Freitag (Gordinho do Suco)
Vereador

Cristiano Luiz Metzner (Suko)
Vereador

Dionir Luiz Briesch
Vereador

Dorivaldo Kist (Neco)
Vereador

Iloir de Lima (Padeiro)
Vereador

Juca
Vereador

Moacir Froehlich
Vereador

Rafael Cristiano Heinrich
Vereador

Valdecir Schons (Paleta)
Vereador

Vanderlei Caetano Sauer
Vereador

 

---
INDICAÇÃO Nº 278/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através do setor competente, elabore projeto e libere recursos que permitam a instalação de uma pequena praça, parque infantil e uma academia ao ar livre, além de uma área para prática de esportes no Bairro Barcelona, visando atender ao anseio da comunidade que reside naquela região da cidade rondonense.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, para que o mesmo autorize o setor competente desta Municipalidade a iniciar os trâmites técnicos e burocráticos que permitam a liberação de recursos e a consequente instalação de uma pequena praça, parque infantil e uma academia ao ar livre, além de um campo de futebol no Bairro Barcelona.

A ideia é instalar um playground, contendo vários brinquedos para as crianças, academia da terceira idade atendendo os idosos, além de uma quadra sintética. O presente pedido vem daquela comunidade e para tanto sugerimos que a municipalidade construa ali, um espaço que tenha um parque infantil e ainda uma área para a prática de esportes.

Cumpre ressaltar que referida obra beneficiará tanto os moradores daquele bairro, como os que residem nas proximidades, trazendo grandes benefícios na qualidade de vida e bem-estar social para aqueles munícipes.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, bem como o baixo custo desta melhoria e a evidente necessidade de intervenção do poder público municipal na solução deste problema, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, o que muito alegrará os munícipes que residem no Barcelona, assim como nos arredores.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador

 

 

---

INDICAÇÃO Nº 279/2021
Data: 03 de maio de 2021

Ementa: sugere que o Executivo Municipal, através das Secretarias Municipais de Coordenação e Planejamento e de Saúde, elabore projeto e libere recursos que permitam a construção de uma Farmácia Básica de Saúde na região do Weimann.

Senhor Presidente,

Requer seja, após deliberação regimental do Plenário, encaminhada cópia do presente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, para que o mesmo autorize os setores competentes desta Municipalidade, em especial as Secretarias Municipais de Coordenação e Planejamento e de Saúde, a iniciarem os trâmites internos visando a construção de uma Farmácia Básica de Saúde na região do Weimann.

O objetivo é aproximar a estrutura pública e facilitar o acesso da população, evitando que a mesma tenha que percorrer maiores distâncias para retirar a medicação prescrita.

E na opinião deste Vereador, a região do Weimann seria ideal para comportar uma unidade da Farmácia Básica de Saúde, pois registra grande densidade habitacional, ou seja, beneficiaria diretamente a milhares de rondonenses.

Sendo assim, e considerando a justificativa acima apresentada, este Vereador fica no aguardo do pronto atendimento deste pleito, o que muito alegrará os munícipes que residem naquela região da cidade.

NESTES TERMOS, PEDE DEFERIMENTO.
Plenário Ariovaldo Luiz Bier, em 03 de maio de 2021.

CLEITON RODRIGO FREITAG (GORDINHO DO SUCO)
Vereador