Legislativo entrega hoje título de Cidadão Honorário ao professor Harraldo Altmann

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/10/2023 08h45, última modificação 09/10/2023 08h48
Solenidade inicia às 7 horas da noite, no plenário da Câmara de Vereadores
Legislativo entrega hoje título de Cidadão Honorário ao professor Harraldo Altmann

Harraldo Altmann se destacou nos setores de educação e esportes

 

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon realiza, na noite de hoje (09), sessão solene para entrega de título de Cidadão Honorário do Município ao professor Harraldo Altmann. A honraria foi oficializada através do Projeto de Decreto-Legislativo 4/2023, de autoria do vereador Cristiano Metzner (Suko) e aprovado por unanimidade em junho deste

“Harraldo Altmann possui um currículo invejável, com muita atuação na comunidade rondonense, seja como professor, seja como personalidade que se dedicou ao esporte”, ressaltou o vereador Suko ao justificar a comenda.

A solenidade inicia às 19 horas, no plenário do Poder Legislativo.

Biografia

Natural de Nova Estrela, em Concórdia (SC), onde nasceu em 13 de setembro de 1949, o homenageado é filho dos pioneiros rondonenses Bruno Altmann e Celita Lemke Altmann.

Ele veio com a família para a então vila General Rondon em 1958. Quando criança, frequentou o Ensino Fundamental e Médio nos Colégios Martin Luther, Rui Barbosa e Davi Carneiro.

Seu primeiro emprego foi de “contínuo” na Sub-Prefeitura da localidade a partir de 1959, função que exerceu até 1963, quando se tornou funcionário da Secretaria de Tributação do recém-criado município de Marechal Cândido Rondon.

Em 1969, assumiu como servidor concursado do Banco Banestado.

Foi jogador do Oeste Paraná Futebol Clube entre 1965 e 1973, tendo apenas intervalos quando serviu o Exército; quando jogou futebol profissional no Comercial de Cascavel; e enquanto esteve na faculdade em Joinville (SC), onde formou-se em Educação Física e, posteriormente, cursou pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior

Em 1975, assumiu como diretor do Departamento de Esportes de Marechal Cândido Rondon, cargo que ocupou até 1986, mesmo período em que presidiu o Conselho Municipal de Desporto.

Aquela é lembrada como uma fase profícua do esporte rondonense, com Jogos Infantis Municipais envolvendo todos os distritos, competição de xadrez, escolinha de natação e várias outras modalidades, participação em amistosos internacionais com Paraguai e Argentina, marcantes resultados em Jogos Abertos do Paraná e competições aguerridas de futsal e vôlei, com grande número de equipes e público.

Harraldo também foi um dos principais responsáveis pela conquista de expressivos recursos para a construção da antiga piscina semiolímpica que existia no Módulo Desportivo, bem como pelas quadras esportivas rebaixadas para futsal e vôlei, e a quadra alta de basquetebol, o que para a época foi algo engrandecedor e lembrado por muitos rondonenses até hoje.

No âmbito profissional, ainda se tornou professor concursado pelo Estado e, a partir de 1980, atuou no Colégio Estadual Eron Domingues onde trabalhou até a aposentadoria, em 2002.

Foi vice-diretor do educandário de 1988 a 1991 e diretor de 1996 a 2001. Durante a gestão, conseguiu que fosse realizada uma grande reforma no Colégio, além de implantar aulas extracurriculares de Espanhol e Informática.

Entidades

O professor foi um dos membros fundadores e primeiro presidente do Grupo de Escoteiros 25 de Julho, em 1978.

Na década de 1980 foi vice-presidente da Liga Rondonense de Esportes em duas gestões, e fez parte da diretoria do Clube de Campo Roda D’água.

Teve atuação direta na instalação do curso de Educação Física da Unioeste, então Facimar.

Ainda foi um dos fundadores da Associação de Professores Rondonenses (APRON), na qual ocupou a presidência quando da confecção e registro do Estatuto, em 1988.

Também foi Presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Estadual Eron Domingues.

Família

Harraldo Altmann é casado com Idette Arantes Altmann e com ela teve os filhos Ellen Altmann Seyboth e Allan Arantes Altmann, que geraram quatro netos: João Altmann Seyboth, Bruno Altmann Seyboth, Joaquim Raimundo Altmann e Julia Raymundo Altmann.