Legislativo fiscaliza compra de área para nova estação de tratamento do Saae
O vereador João Eduardo dos Santos (Juca) apresentou requerimento na sessão de ontem (08) do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. Ele solicitou envio de documentos por parte do Poder Executivo Municipal, referente à proposta de compra de área na região do Arroio Fundo, onde o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) pretende instalar uma nova estação de tratamento de água.
Através do projeto de lei 6/2021, o Poder Executivo Municipal visa a autorização da Câmara de Vereadores para adquirir uma área de 41.450 m², pelo valor de R$ 464.666,67.
Porém, conforme Juca, vereador que integra a comissão permanente de Justiça e Redação, a íntegra das três avaliações do imóvel solicitadas pelo Saae não consta no projeto de lei enviado pelo governo municipal.
Para melhor fiscalização da pretendida compra, Juca requereu a apresentação da desta documentação completa.
O requerimento foi aprovado por todos os vereadores.
Estação de tratamento
A estação de tratamento que o Saae pretende instalar no Arroio Fundo visa atender a demanda de água da sede municipal durante os próximos 20 anos. A estimativa é que a estação possa captar cerca de 150 litros de água por segundo.
Na mesma área, o Saae também prevê a implantação da casa de química, câmara de contato, casa de bombas e a estação de tratamento de lodo, composta por lagoas para armazenamento da água de lavagem dos decantadores e filtros, permitindo o aproveitamento de parte da água descartada.