Luiz Pedro Massignani recebe título de Cidadão Honorário na quinta-feira

por Cristiano Marlon Viteck publicado 24/06/2019 10h30, última modificação 10/12/2020 11h14
Cerimônia será na sede do Poder Legislativo
Luiz Pedro Massignani recebe título de Cidadão Honorário na quinta-feira

Câmara de Vereadores

 

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon realiza, nesta quinta-feira (27), sessão solene de entrega de título de Cidadão Honorário. O homenageado será o engenheiro agrônomo Luiz Pedro Massignani, em razão dos relevantes serviços prestados ao setor agrícola do município, em especial o desenvolvimento da cultura do milho safrinha.

O autor do projeto de decreto-legislativo é o vereador Pedro Rauber. A solenidade será na sede do Poder Legislativo, com recepção dos convidados a partir das 18h45 e início da sessão às 19 horas.

Conforme Pedro Rauber, o engenheiro agrônomo tem uma atuação profissional marcada pela constante busca de novas alternativas tecnológicas no meio rural, com ênfase na produtividade e na rentabilidade, bem como na preservação das terras agricultáveis.

Natural de Santa Catarina, Luiz Pedro atua profissionalmente em Marechal Cândido Rondon desde 1973. Ele teve participação com êxito nos estudos e na difusão de novas técnicas de agricultura na região, como o plantio direto e o plano integrado de conservação dos solos.

Entre 1976 e 1977, quando atuava na Copagril, percebeu o quanto os agricultores vinham enfrentando dificuldades com as lavouras de trigo, com produtos de controle de doenças escassos ou ineficientes.

A alternativa apontada e viabilizada tecnicamente por ele foi o plantio mecanizado de milho de inverno. Foi o surgimento do milho safrinha, cultura que nasceu em Marechal Cândido Rondon e se difundiu, com sucesso, em outras regiões do País.

Na esfera burocrática, Luiz Pedro teve participação decisiva ao integrar a comitiva que foi até Brasília, no final da década de 1970, e obteve junto ao Governo Federal a antecipação do financiamento agrícola, mais de acordo com o calendário de cultivo da região.

Além de ter atuado na Acarpa, que antecedeu a Emater, e também na Mitsui brasileira, o novo cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon fundou em 30 de janeiro de 1981 a empresa Sisteplan Planejamento Agrícola, especializada em assistência técnica aos agricultores.

Para o vereador Pedro Rauber, juntamente com a excelência profissional exercida nos últimos 46 anos, a entrega da honraria a Luiz Pedro se justifica pela “longa folha de serviços prestados no âmbito social de Marechal Cândido Rondon, sempre pautando sua forma de agir pela preservação dos valores morais e éticos, sem esquecer o aspecto da fraternidade humana”.

Pedro Rauber lembra que ainda em 1977, quando exercia o primeiro mandato de vereador, já havia reconhecido o sucesso da iniciativa de Luiz Pedro, de desenvolver o milho safrinha como alternativa viável ao homem do campo.

“É uma grande satisfação agora, quando estamos colhendo uma grande safrinha de milho na nossa região, entregar o título de Cidadão Honorário a este grande engenheiro agrônomo”, declara Pedro Rauber.

Além de engenheiro agrônomo, o homenageado é advogado, corretor de imóveis e massoterapeuta.