Prefeitura poderá integrar consórcio intermunicipal de pavimentação urbana

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/06/2018 10h05, última modificação 07/06/2018 10h08
Cindepar já tem 135 municípios consorciados

 

O prefeito Marcio Rauber encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei 24/2018, que busca autorização do Poder Legislativo para que Marechal Cândido Rondon possa participar do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná – Cindepar. A iniciativa visa permitir maior agilidade e economia à Prefeitura nas obras de pavimentação urbana no município.

Se aprovado o projeto, a Prefeitura fica autorizada a destinar o montante de R$ 400 mil necessários para compor o Fundo de Recursos Financeiros do Consórcio.

Através do Cindepar, a administração municipal terá acesso aos serviços de pavimentação e de manutenção de vias urbanas, além de apoio na gestão de programas e projetos na área de arborização urbana, iluminação pública, limpeza de vias urbanas e destinação de resíduos, sinalização de trânsito, entre outras atividades correlatas.

O projeto de lei foi lido na sessão de segunda-feira (04) do Poder Legislativo. Antes de ser votado, ele será analisado pelas Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

 

Cindepar

 

O Cindepar foi criado em 2013 para atender à demanda de pavimentação asfáltica de municípios da região Norte do Paraná. Na época, ele era denominado de Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Região de Astorga. Inicialmente, o consórcio adquiriu usinas automotivas de pavimentação e iniciou a execução de recape asfáltico nos municípios consorciados, com o processo de micropavimento.

Em 2014, foram feitos os recapes asfálticos em sete municípios. Em 2017, este número chegou a 11, e apenas nos quatro primeiros meses deste ano, o Consórcio já atendeu 18 cidades.

Atualmente, o Cindepar é composto por 135 municípios e conta com 16 máquinas e equipamentos diversos. Também está prestes a assumir as instalações de uma fábrica desativada de tubos de concreto em Arapongas (PR), para a fabricação e fornecimento de manilhas, muito utilizadas pelos municípios na fase de pré-asfaltamento. 

O consórcio também estabeleceu parcerias para melhoria da gestão pública com a Escola Nacional da Administração Pública - ENAP para a realização de cursos de capacitação e aperfeiçoamento de servidores e dirigentes dos municípios consorciados.