Nova sede para Câmara de Marechal Rondon é prioridade da atual presidência

por Cristiano Marlon Viteck publicado 06/01/2021 10h15, última modificação 06/01/2021 10h15
Mudança para antigo Fórum é a primeira opção
Nova sede para Câmara de Marechal Rondon é prioridade da atual presidência

Antigo Fórum é a primeira opção para receber a nova sede

Em reunião realizada na manhã de hoje (06) com servidores de carreira e assessores, o vereador presidente Pedro Rauber anunciou que a mudança do Poder Legislativo rondonense para uma nova sede será prioridade administrativa da Casa de Leis nos próximos dois anos. Segundo ele, não existem mais condições para o trabalho legislativo no atual prédio.

“Os vereadores foram eleitos para representar a população e, por isso, merecem respeito, começando por um lugar adequado para trabalhar”, enfatizou o presidente. Devido à falta de salas para gabinetes, vereadores e assessores utilizam o plenário, corredores ou ficam na calçada em frente à Câmara para atender a comunidade.

De acordo com Pedro Rauber, a primeira opção será a mudança para o antigo Fórum, ao lado da Prefeitura. Ele recordou que durante a sua presidência em 2017 e 2018 essa já era a intenção. Porém, houve dois problemas.

O primeiro é que o prazo de concessão de uso feito pelo Poder Judiciário, de apenas cinco anos, inviabilizava a realização dos investimentos necessários para a reforma e adequação do prédio. Depois, foi constatado que o edifício nem mesmo pertence à Justiça, mas sim ao Governo do Estado, o que obriga a uma nova concessão de uso.

“Temos os caminhos e iremos atrás desse objetivo”, reafirmou o presidente.

Se ainda assim não houver condições de mudar a Câmara de Vereadores para o antigo Fórum, que está há anos abandonado, Pedro Rauber garantiu que será encontrada uma outra forma de instalar o Poder Legislativo em uma nova sede.

De todos os municípios da região, a Câmara de Marechal Cândido Rondon é a única que não conta com sede própria.

O Poder Legislativo ocupa o atual prédio, que pertence à Prefeitura, desde 25 de julho de 1974.