Números da Saúde Municipal são apresentados em audiência pública

por Cristiano Marlon Viteck publicado 02/03/2020 08h40, última modificação 02/03/2020 11h50
Secretária Marciane Specht divulgou relatório
Números da Saúde Municipal são apresentados em audiência pública

Audiência pública na Câmara

Aconteceu na tarde de quinta-feira (27), no Poder Legislativo, audiência pública para prestação de contas da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, referente ao terceiro quadrimestre de 2019.

O evento contou com a presença da secretária de Saúde, Marciane Specht, da servidora Simone Gerke, do presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia, vereador Ronaldo Pohl, do presidente da Câmara, Cláudio Kohler (Claudinho), dos vereadores Vanderlei Sauer, Valdecir Schons (Paleta) e Walmor Mergener, além de servidores municipais e comunidade em geral.

Na audiência também foi debatida a situação da dengue no município. A secretária Marciane destacou que o poder público vem fazendo a sua parte, muito tempo antes dos primeiros casos surgirem. “Desde janeiro estamos realizando arrastões pela cidade, mobilizando dezenas de servidores, como também com a realização do fumacê e ações de conscientização. Infelizmente, não basta só o poder público fazer o dever de casa, se parte da população não fizer o seu. Continuaremos na luta contra a dengue”, salientou.

Marciane destacou na audiência números diversos, que vão desde investimentos, custeio, como também de atendimentos.

Receitas e repasses

No terceiro quadrimestre de 2019, as receitas de transferências constitucionais e legais arrecadadas pelo município foram de R$ 29.200.282,82 e R$ 2.888.650,63 do SUS.

Investimentos

Com relação aos investimentos no terceiro quadrimestre de 2019, eles foram de R$ 12.529.619,58, ou seja, 31,90% da receita de impostos. Lembrando que a aplicação mínima definida por lei é de 15%, o que seria um investimento a mais de R$ 6.638.579,89.

Consultas

Foram realizadas 1.143 consultas em pediatria durante o terceiro quadrimestre. Consultas com clínicos gerais somaram 20.861, incluindo os médicos do Programa Saúde da Família. Em ginecologia e obstetrícia, o número foi de 1.951 atendimentos. Já em consultas odontológicas, 4.077 atendimentos foram feitos.

UPA

Na Unidade de Saúde 24 horas foram realizadas 3.540 consultas nas diversas especialidades disponíveis. Foram 9.505 exames realizados, outros 15.116 atendimentos médicos de urgência e emergência, 1.480 por especialidade e 9.233 atendimentos de enfermagem.

Hospital Municipal

O Hospital Dr. Cruzatti conta atualmente com dois centros cirúrgicos e 23 leitos. Durante o 3º quadrimestre de 2019, foram atendidos 475 pacientes.

Desde junho de 2017, após adequações, o Hospital Dr. Cruzatti, passou a receber partos. Somente no 3º quadrimestre de 2019, foram realizados 35 partos normais e 54 cesarianas.

Em se tratando de procedimentos cirúrgicos, foram 71 pequenas cirurgias e 57 eletivas.

Ao todo, 3.095 exames foram feitos no hospital, como os laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma, tomografia, ultrassonografia, etc.

CAPS

No CAPS, foram realizadas 359 consultas médicas, 188 de psicologia, 22 de enfermagem, 191 através de assistente social, 98 de psicopedagoga, além de intervenções diversas.

Clínica da Mulher

Na Clínica da Mulher, foram realizados 886 exames papanicolau, 824 papanicolau – 25 a 29 anos e 488 mamografias.

Vigilância Sanitária

A equipe do Departamento de Vigilância Sanitária é composta por nove profissionais, sendo um médico veterinário, um farmacêutico bioquímico, cinco fiscais sanitários, uma enfermeira e uma arquiteta.

Ao todo, a equipe realizou 1.277 ações no quadrimestre, entre vistorias, fiscalizações e demais procedimentos.

Endemias

No setor de Controle de Endemias, no combate e controle da dengue, foram visitados 40.966 imóveis, além da realização de arrastões, ações de conscientização em escolas e unidades de saúde, entregas de ráfia, divulgações na imprensa, etc.

Vigilância Epidemiológica

Os números apresentados em relação ao trabalho do setor de epidemiologia foram com base a todo 2019. Foram realizados 14.713 testes rápidos realizados (4.341 Sífilis, 3.534 Hepatite B, 3.425 Hepatite C e 4.313 HIV); 736 exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) e Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar).

Ouvidoria Municipal, Farmácia Básica, Lista de Espera e Agendamentos, Ciscopar e Transporte de Pacientes completam as informações da prestação de contas do 1° quadrimestre deste ano, e podem ser conferidos no Portal da Transparência.