ONG Grapa pode ser declarada de utilidade pública em Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 24/03/2021 11h05, última modificação 24/03/2021 11h04
Entidade voltada à causa animal existe desde 2014

 

O Grupo Regional de Amigos e Protetores dos Animais – ONG/Grapa poderá ser declarado de utilidade pública municipal. É o que estabelece o projeto de lei 7/2021, de autoria do vereador Cristiano Metzner (Suko), que está em tramitação no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.

Instituição sem fins lucrativos situada no Loteamento Augusto, a ONG foi fundada em 10 de agosto de 2014. Ela tem como atividade fiscalizar o cumprimento da legislação que dispõe sobre a proteção dos animais, prestação de assistência veterinária a animais abandonados, doentes, feridos ou vítimas de abuso ou maus tratos.

Conforme o vereador Suko, o Grapa desenvolve atividades similares aos já praticados pela ONG Arca de Noé. “No entanto, as metas da entidade ora em fase de decretação de utilidade pública avançam para inserir também animais de grande porte no rol de preocupação”, completa.

Além de buscar promover a conscientização junto à população sobre a causa animal, também é meta do Grapa viabilizar a Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC). Esta prática utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico, estimulando a mente e o corpo em tratamento voltado principalmente a pacientes com esquizofrenia, e que geram comprovados benefícios.

“São inúmeras as justificativas que balizam a presente proposta de valorização da entidade, de pouco tempo ainda de existência em nosso município, mas de muitas ações voluntárias já demonstradas”, reforça Suko.