Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Outubro Rosa terá ampla programação de encerramento neste domingo

Outubro Rosa terá ampla programação de encerramento neste domingo

por Cristiano Marlon Viteck publicado 24/10/2019 13h50, última modificação 24/10/2019 13h53
Organizadoras participaram da sessão da Câmara
Outubro Rosa terá ampla programação de encerramento neste domingo

Representantes do Conselho da Mulher Empresária e vereadores

 

Para marcar o término da campanha Outubro Rosa deste ano, o Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon vai promover ampla programação para todas as idades neste domingo (27). As atividades serão desenvolvidas no Lago Municipal, a partir das 4 da tarde, com a participação de várias empresas e entidades parceiras da campanha.

Na sessão desta semana do Poder Legislativo rondonense, Carla Rieger Bregoli e Djeni Schwingel, representantes do Conselho da Mulher Empresária, utilizaram a Tribuna Popular para falar sobre as ações desenvolvidas neste Outubro Rosa e convidar as autoridades e a população para prestigiarem as atividades de encerramento.

Segundo Carla e Djeni, a sociedade rondonense abraçou mais uma vez a campanha, que em 2019 chegou à nova edição.

Com o objetivo de estimular a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa ganha visibilidade através das camisetas com a cor da campanha, que são vendidas pelo Conselho. Todo o lucro é repassado ao Hospital do Câncer de Cascavel – Uopeccan, onde grande número de rondonenses busca tratamento contra o câncer de mama e outras formas da doença.

Estimativas oficiais indicam que, somente neste ano, em torno de 60 mil mulheres brasileiras descobrirão o câncer de mama. Conforme Carla e Djeni, o Outubro Rosa visa orientar e estimular as mulheres de todas as idades a fazerem mensalmente o autoexame das mamas. Através dele, é possível identificar caroços nas mamas e axilas e outros sintomas da doença, como inchaço, vermelhidão e saída de secreção do mamilo. O Outubro Rosa também lembra da necessidade de exames anuais de mamografia para mulheres acima de 40 anos de idade.

Ao descobrir precocemente o câncer de mama e buscar o tratamento, as chances de cura são bastante grandes.

Além da atividade desenvolvida durante o mês de outubro, o Conselho da Mulher Empresária criou há quatro anos o Grupo de Apoio Elis Regina, que hoje conta com a participação de 38 mulheres rondonenses que estão em tratamento contra o câncer.

 

Encerramento

 

Como forma dos organizadores da campanha retribuírem a forte adesão da sociedade de Marechal Cândido Rondon ao Outubro Rosa, o encerramento neste domingo terá ampla programação para atender homens, mulheres e crianças, reunindo as famílias e amigos.

As atividades no Lago Municipal iniciam a partir das 16 horas e serão abertas com passeio ciclístico, em trajeto leve de 3 quilômetros.

Após, haverá zumba, recreação infantil, aerobox, escalada, caiaque e stand-up no lago, exames básicos de saúde, orientações de profissionais da Uopeccan sobre prevenção ao câncer de mama e outras doenças.

Quem estiver participando da programação vestindo a camiseta do Outubro Rosa terá direito a participar do sorteio de bicicletas.

Para finalizar a programação, a atração será o show com a banda Storehouse.

Conforme o Conselho da Mulher Empresária, todos os parceiros destas atividades da programação de encerramento participam de forma voluntária em apoio ao Outubro Rosa.

TV LEGISLATIVA
ACESSO À INFORMAÇÃO
TRANSPARÊNCIA