Pastor Romildo Wrasse é homenageado com título de Cidadão Honorário

por Cristiano Marlon Viteck publicado 04/04/2023 09h45, última modificação 04/04/2023 09h42
Solenidade foi realizada na noite de segunda-feira (03)
Pastor Romildo Wrasse é homenageado com título de Cidadão Honorário

Momento da entrega do título ao homenageado

 

Na noite de ontem (03), o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário do Município ao pastor Romildo Wrasse, da Congregação Evangélica Luterana Cristo. O ato aconteceu na Casa de Leis.

Em seu discurso, o homenageado prestou agradecimento pela honraria recebida: “Muito obrigado, pela honra que me concedem. Recebi muito aqui no Município, por isso obrigado às pessoas que me acolheram, me apoiaram e ajudaram com atitudes para que eu pudesse até mesmo superar erros. Deus abençoe Marechal Cândido Rondon”.

Os vereadores Rafael Heinrich e Dionir Briesch (Sargento Dionir) são os autores da homenagem. Segundo eles, é preciso reconhecer os trabalhos de todos os pastores e padres que trabalham no Evangelho.

“O pastor Romildo Wrasse recebe este título com muito merecimento. Ele abençoou a comunidade rondonense com o seu trabalho”, enalteceram Rafael Heinrich e o Sargento Dionir em seus pronunciamentos.

Além dos autores, estiveram presentes na solenidade o vereador presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), Arion Nasihgil, Carlinhos Silva, Iloir de Lima (Padeiro), João Eduardo dos Santos (Juca), Moacir Froehlich e Valdecir Schons (Paleta).

O secretário municipal de Administração, Marcelo Portela, representou o prefeito Marcio Rauber.

O pastor Sandro Edgar Kruger conduziu o ato religioso.

Biografia

O pastor Romildo nasceu em Horizontina (RS), em 25 de setembro de 1953. Filho de pequenos agricultores, a família migrou em 1963 para Planalto (PR).

Ele fez a faculdade de Teologia no Seminário Concórdia, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Porto Alegre (RS), entre os anos de 1974 e 1977.

Depois, de 1978 a 1980 foi pastor em Realeza (PR), e de 1981 a 1991, atuou na cidade de Limeira (SP).

Em 1992, mudou para Marechal Cândido Rondon para servir como pastor da Congregação Evangélica Luterana Cristo, onde atuou por 27 anos. Em 31 de dezembro de 2018 passou à condição de pastor emérito (aposentado), depois de 40 anos de dedicação ao ministério.

O pastor Romildo atuava em todas as áreas da Congregação, mas tinha como atribuição destacada a área de música. Ensaiou muitos corais da Congregação, sendo que o Coral Misto e o Coral Masculino gravaram, inclusive, um CD. Também coordenou o curso de música intensivo de férias, que aconteceu anualmente, por alguns anos, com alunos vindos de vários Estados e do Paraguai.

Ainda foi por muitos anos conselheiro do Distrito Lago Itaipu da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Também foi, em vários mandatos, conselheiro da AIVARB (Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa), mantenedora do Colégio Luterano Rui Barbosa; e conselheiro da Associação Beneficente Cristo (ABEC).

Nos primeiros anos em Marechal Cândido Rondon, atendeu as Congregações de Quatro Pontes e Linha Heidrich. Sempre enfatizou bastante de novas Congregações e Paróquias, como é o caso de Quatro Pontes e do bairro Vila Gaúcha. Incentivou, ainda, a fundação da Paróquia de Mercedes e da Congregação Alvorada.

Na maior parte do tempo, trabalhou ao lado de outros pastores da Congregação Cristo, como: Mário Rost, Oldemar Guilland, Emerson Zielke, Sandro Krüger e Davi Bischoff. Além destes, com dedicação plena, houve mais de uma dezena de outros pastores que atuaram em dedicação parcial.

Ao longo dos 27 anos de atuação em Marechal Cândido Rondon, o pastor Romildo também foi ativo no Conselho de Ministros de Marechal Cândido Rondon (Comir), e no Conselho de Pastores Evangélicos (Copem), além de atender clubes de idosos, associações e outras entidades.

Ele é casado com Érica Irene Albrecht Wrasse, com quem teve os filhos Everton, Lilian e Denise.