Pedralli protocola denúncia contra o vereador Nilson
O presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, Josoé Pedralli (MDB), protocolou na manhã de hoje (28), na secretaria da Casa de Leis, denúncia contra o vereador Nilson Hachmann (PSC).
Pedralli acusa Nilson de ter utilizado empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura.
As supostas irregularidades apontadas pelo denunciante teriam sido cometidas desde 2009 até agora. Nilson Hachmann foi secretário municipal de Viação e Obras de 2009 a 2012 e, atualmente, exerce cargo de vereador em mandato assumido em 2017.
A Constituição Federal e o Código de Ética Parlamentar do Poder Legislativo rondonense proíbem vereadores de serem “proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada”.
Para Josoé Pedralli, conforme ele afirma na denúncia, o vereador Nilson “está obtendo vantagem financeira indevida”.
O denunciante também entregou à Câmara de Vereadores documentos no qual, ele afirma, ficariam comprovadas as irregularidades. A mesma documentação foi entregue por Pedralli ao Ministério Público.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Claudio Kohler (Claudinho), do PP, vai encaminhar o material apresentado por Pedralli à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para que instaure os procedimentos para apurar as denúncias. Se comprovadas, elas podem dar origem a um processo de cassação do mandato de Nilson, que tem garantido o direito à ampla defesa.
Como é presidente desta Comissão, Pedralli pedirá fastamento dos trabalhos da sindicância sobre este caso.