Pesquisa do Proerd revela que 37% das crianças rondonenses entrevistadas já experimentaram álcool
A sessão de ontem (05) da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon teve a participação de Evandro Spier, soldado da Polícia Militar que é o instrutor responsável pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas do município. Utilizando o espaço da Tribuna Popular, ele falou sobre a retomada do Programa neste ano, no município.
Na oportunidade, chamou a atenção a divulgação de pesquisa feita pelo Proerd, na qual foram entrevistados 276 alunos rondonenses de 10 escolas, com idades entre nove e 11 anos. Entre outros dados ela revelou que 37% já experimentaram álcool e que 17% ingeriram bebida alcóolica em mais de uma oportunidade. Também 7% dos entrevistados experimentaram cigarro e narguile e 2% fumaram cigarro mais de uma vez. Ainda, 19% das crianças participantes da pesquisa responderam que já viram maconha pessoalmente e 1% delas afirmou ter experimentado.
O Soldado Evandro comentou que, muitas vezes, o primeiro contato das crianças com estas substâncias – especialmente a bebida alcoólica – se dá dentro da própria casa, com a permissão dos pais. “É muito comum ouvir crianças dizendo ‘meu pai foi quem ofereceu’. O grande erro de quem faz com que a criança experimente bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de droga é achar que, quando oferta aquilo, vai ter um controle sobre a criança”, alerta.
O instrutor explica que o efeito psicológico sobre a criança é totalmente inverso. Isso porque “nesse primeiro momento a criança vai fazer o consumo de forma bem controlada. No segundo momento isso vai se tornar permissivo. A criança vai acreditar no subconsciente dela que pode beber. Quando for em um evento como uma festa na casa de um colega e ver bebida alcóolica, a criança vai acreditar que tem permissão do pai e ela vai ter contato novamente com a bebida alcoólica. Isso causa uma situação de conflito que pode gerar problemas em um futuro muito próximo”.
Isto exposto, o Soldado Evandro frisou o papel fundamental que a família tem sobre a educação e a conscientização dos filhos sobre os efeitos negativos das drogas e da violência. Isso ficou comprovado pelos próprios estudantes que responderam à pesquisa do Proerd, uma vez que 75% declararam que, para eles, os pais são as pessoas mais importantes do mundo. “É preciso ampliar o diálogo entre pais e filhos”, aconselha.
Programa
No município rondonense o Proerd foi ministrado pela primeira vez em 2002 e durou até 2008. Em 2014 o Programa foi realizado em algumas escolas. Mas, somente neste ano é que ele se solidificou e voltou a atender todas as escolas públicas e privadas. O currículo aplicado, que é o mesmo em todos os países onde o Proerd existe, é denominado de “Caindo na real”, que usa vocabulário próprio que permite um diálogo mais próximo com as crianças.
O curso é dividido em 10 aulas, quando são repassadas informações sobre o perigo da violência e das drogas para o usuário, a família e a sociedade. As lições apresentadas abordam os temas: autoconhecimento e autogerenciamento; tomada de decisão responsável; habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal; habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
No próximo dia 21, o Proerd fará a cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso aos cerca de 300 alunos de dez escolas que frequentaram o curso neste primeiro semestre no município. Na oportunidade, na presença dos pais, as crianças farão o juramento de permanecerem longe das drogas e da violência.
O Soldado Evandro informa que as escolas rondonenses ainda não contempladas com o Programa serão atendidas no segundo semestre, atingindo assim 100% dos alunos de 5º série, público-alvo do Proerd, até o final do ano.
---
Pesquisa do Proerd
O Proerd realizou pesquisa com 276 alunos rondonenses de nove a 11 anos de idade, matriculados em 10 escolas. Eles responderam ao seguinte questionário:
Você já mentiu?
Sim: 91%
Alguém na sua família tem problemas com álcool?
Sim: 12%
Experimentou álcool alguma vez?
Sim: 37%
Ingeriu álcool mais de uma vez?
Sim: 17%
Alguém na sua família tem dependência de tabaco?
Sim: 25%
Experimentou cigarro alguma vez?
Sim: 7%
Utilizou cigarro mais de uma vez?
Sim: 2%
Experimentou narguile alguma vez?
Sim: 20%
Viu pessoalmente maconha?
Sim: 19%
Experimentou maconha?
Sim: 1%
Quem é a pessoa mais importante do mundo?
Pais: 75%