Plano Diretor: propostas da população serão analisadas nas comissões da Câmara
O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou, na noite desta quinta-feira (16), na Casa Cultural no Parque de Exposições, audiência pública sobre o novo Plano Diretor do município, que terá validade pelos próximos dez anos.
Com participação presencial de aproximadamente 160 rondonenses, além de dezenas de outras pessoas que enviaram sugestões através de plataforma on-line, os vereadores entenderam que a audiência pública cumpriu seus objetivos.
“Foi surpreendente”, afirmou o vereador Dionir Briesch, presidente da comissão especial nomeada para a coordenação do evento. Segundo ele, o conteúdo das propostas trazidas pela comunidade é bastante relevante e serão agora todas analisadas pelas Comissões Permanentes do Poder Legislativo.
Entre os temas que foram abordados pela população estão a regularização de condomínios, preservação de áreas verdes, novos loteamentos, controle de vazios urbanos, cuidados com a água, malha viária e tráfego urbano, regras para construção civil, arborização urbana, entre outros.
Uma vez verificada a legalidade e o interesse público, explica Dionir Briesch, as sugestões serão acrescentadas em forma de emendas aos sete projetos de lei que integram a proposta do novo Plano Diretor e que dispõem sobre: ocupação e parcelamento do solo urbano e de expansão urbana industrial, sistema viário, bem como os códigos de postura e de obras da iniciativa privada e pública.
A intenção da Câmara de Vereadores é que o novo Plano Diretor tenha a votação concluída até o final deste ano.
A audiência pública foi transmitida ao vivo na TV Câmara, no canal do Poder Legislativo no Youtube, e também na página oficial no Facebook. A gravação permanece disponível no site da Casa de Leis no endereço eletrônico www.marechalcandidorondon.pr.leg.br.
Além de Dionir Briesch na função de presidente, a comissão especial da audiência pública foi formada pelos vereadores Rafael Heinrich, Cristiano Metzner (Suko) e João Eduardo dos Santos (Juca).
O vereador presidente Pedro Rauber participou da audiência por sistema remoto, como medida de prevenção ao COVID-19. O vereador Gordinho do Suco esteve ausente por motivos de saúde.