Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Pohl sugere programas de educação nutricional e combate à hipertensão

Pohl sugere programas de educação nutricional e combate à hipertensão

por Cristiano Marlon Viteck publicado 15/10/2019 08h30, última modificação 15/10/2019 08h29
Ações poderiam acontecer nos postos de saúde e escolas
Pohl sugere programas de educação nutricional e combate à hipertensão

Ronaldo Pohl

 

Na sessão de ontem (14), o vereador rondonense Ronaldo Pohl apresentou indicação com sugestão para que Secretaria Municipal de Saúde promova amplo programa de educação nutricional e combate à hipertensão.

Uma das propostas é que o projeto de educação nutricional e de reeducação alimentar aconteça por meio das unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros e distritos e nas escolas municipais, de forma pedagógica. Conforme Pohl, a medida é necessária diante da gravidade dos problemas que a obesidade e o sedentarismo causam.

“Entendemos que a prevenção, através do conhecimento, é a melhor forma de se combater esse mal, sobretudo nas nossas crianças. Sugerimos que a Secretaria de Saúde disponibilize profissionais de saúde capacitados para atuarem com a população, formando grupos de apoio para educar e possibilitar o tratamento, de acordo com os parâmetros da medicina”, explica.

Uma das medidas consideradas por ele essenciais é a contratação de mais nutricionistas para atuarem nos postos de saúde e, também, atenderem as escolas municipais.

Outra proposta é que seja reabilitado o programa “HiperDia” para consultas, aferimento da pressão e do peso e prevenção da hipertensão. Ele defende que o programa seja rotativo nos bairros e distritos, oferecendo estes serviços e o devido acompanhamento médico, como forma de prevenção e mobilização em prol de um estilo de vida saudável.

Ainda na área de saúde, em outra indicação Pohl propõe que a Prefeitura inicie os trâmites que permitam a construção e instalação de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Santa Felicidade. “Nos colocamos à disposição da municipalidade para viabilizar, junto com o deputado estadual Marcel Micheletto e do deputado federal Fernando Giacobo, os recursos necessários à conclusão deste importante projeto”, adianta.

Além disso, Pohl também solicita ao deputado Fernando Giacobo que destine verba necessária para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Vila Gaúcha, obra que há muito tempo tem sido pleiteada pela população.

Por fim, em indicação conjunta com o vereador Pedro Rauber, Pohl propõe à Prefeitura que providencie a gravação de uma nova versão oficial Hino do Município, a ser disponibilizada aos poderes públicos e às demais instituições da sociedade civil organizada. A proposta é que a música seja executada pela Orquestra Municipal.

TV LEGISLATIVA
ACESSO À INFORMAÇÃO
TRANSPARÊNCIA