Presidente destaca ações do Conselho Municipal dos Idosos

por Cristiano Marlon Viteck publicado 07/03/2018 10h50, última modificação 07/03/2018 10h51
Presença foi motivada por requerimento aprovado
Presidente destaca ações do Conselho Municipal dos Idosos

Irineo Kuhl na Tribuna Livre

 

A Tribuna Livre do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon recebeu, na sessão de segunda-feira (05), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (Comudi), Irineo Kuhl, que também é o atual diretor do Departamento da Terceira Idade da Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo foi apresentar aos vereadores e à sociedade as atividades desenvolvidas pela entidade.

Conforme Irineo, a participação na sessão legislativa foi motivada por recente requerimento, aprovado pela Câmara e de autoria do vereador Arion Nasihgil, solicitando a criação do Conselho Municipal do Idoso.

“O Comudi já existe, está em pleno funcionamento e, ao longo de sua existência, tem prestado um trabalho magnífico para a sociedade”, declarou o presidente. A entidade foi criada em 2010 pela Lei Municipal 4.227. Ela está vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e tem como atribuições acompanhar, supervisionar, fiscalizar, deliberar, formular, propor e promover ações governamentais e não governamentais voltadas às pessoas acima de 60 anos.

Em seu pronunciamento, Irineo citou que entre as iniciativas promovidas pelo Comudi está a sugestão para criação do cartão dos idosos, do cartão de estacionamento em vagas especiais, a fiscalização do cumprimento das prioridades e dos direitos previstos em lei, além da fiscalização permanente com o Ministério Público nas casas de longa permanência de idosos. Também foi relacionada a participação de conselheiros em conferências, inclusive de abrangência nacional, além da realização de eventos com o mesmo propósito, em escala municipal.

Segundo dados do Comudi, em Marechal Cândido Rondon vivem 7.900 pessoas acima de 60 anos e, destas, cerca de 2.800 são associados ativos dos 16 clubes de idosos do município.

Irineo encerrou sua manifestação com a afirmação de que, embora o Comudi já tenha feito muito em Marechal Cândido Rondon, ainda há muito a realizar porque a cada ano a população de idosos cresce.

No Brasil, ele citou, são 23,5 milhões de pessoas (13% da população). A previsão até 2050 é que dobre este número.

Entidades distintas

O vereador Arion Nasihgil se manifestou durante a sessão e disse que a sua proposta de criação do Conselho Municipal do Idoso foi mal interpretada pelo Executivo Municipal. De acordo com ele, conforme o Estatuto do Idoso, o Conselho Municipal do Idoso e Conselho dos Direitos do Idoso são coisas distintas.

“O que eu quero para Marechal Cândido Rondon é um conselho normatizado pelo Governo Federal, em que a defesa dos direitos dos idosos é apenas um braço. O Conselho Municipal do Idoso é muito mais amplo, consegue trazer verbas federais e estaduais, receber denúncias de violência contra idosos, promover eventos”, detalhou.

O vereador afirmou que mantém a sua proposta de criar o Conselho Municipal do Idoso: “se a gente conseguisse criar este conselho mais amplo, seria muito benéfico para Marechal Cândido Rondon”, afirma.

Arion sugere, inclusive, que os representantes que já atuam no Comudi possam atuar no Conselho Municipal do Idoso. “Me coloco à disposição para auxiliar na criação desta entidade”, declarou.