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Procon de Marechal Rondon soluciona 71,8% dos atendimentos registrados

por Cristiano Marlon Viteck publicado 15/10/2019 16h20, última modificação 15/10/2019 16h33
Setor de telecomunicação é o que mais gera reclamações
Procon de Marechal Rondon soluciona 71,8% dos atendimentos registrados

Marcos Fediuk

 

No último sábado (12), o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) completou seis meses de atividade com escritório próprio em Marechal Cândido Rondon. Em atendimento a requerimento do vereador Walmor Mergener, o coordenador geral da unidade local, Marcos Fediuk, esteve ontem (15) na Tribuna Popular do Poder Legislativo, onde apresentou o relatório do trabalho realizado durante este período.

De acordo com ele, de 12 de abril a 20 de setembro o Procon rondonense realizou 1.073 atendimentos diversos. Destes, 256 foram atendimentos registrados, que são aqueles que necessitam da intermediação entre o fornecedor e o consumidor para solucionar uma reclamação.

Entre os atendimentos registrados, o maior número de casos refere-se a reclamações de consumidores contra empresas de telecomunicações: foram 122, ou 47,66%. Em segundo lugar, com 64 atendimentos registrados (25%) estão casos relacionados ao setor de varejo.  O maior motivo de reclamações é a cobrança indevida dos fornecedores e, depois, produtos com defeitos.

Conforme destaca Fediuk, de todos os atendimentos registrados, 71,8% foram solucionados pela intermediação do Procon rondonense, índice considerado bastante positivo.

Outro item destacado foi o mutirão, realizado de 11 a 30 de setembro, voltado à renegociação de dívidas bancárias.

O coordenador geral destaca que, neste primeiro momento, o órgão tem pautado a atuação mais pelo caráter educativo e conciliador, ao invés de sancionatório. Segundo ele, no futuro, o órgão estará apto também a aplicar multas, mas que esse não é o objetivo.

Fediuk explica que, embora o Procon seja um órgão de atendimento ao consumidor, pretende do mesmo modo se aproximar da classe empresarial, através de um trabalho informativo para evitar ao máximo e surgimento de problemas na relação entre fornecedores e consumidores.

“O Procon de Marechal Cândido Rondon está à disposição de todos os consumidores, e também de toda a comunidade”, enfatiza o coordenador geral.

Atualmente, a equipe local do Procon conta com 5 funcionários e está localizada na Rua Santa Catarina, próximo ao cruzamento com a Rua Independência.

Além de atendimento no escritório, também está disponível o site www.consumidor.gov.br, que é de caráter nacional e pode auxiliar as demandas dos consumidores rondonenses.

O Procon de Marechal Cândido Rondon, que é mantido pela Prefeitura, ainda atende os municípios de Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes e Mercedes.

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