Professor Edilson Hobold é homenageado com Medalha de Honra ao Mérito
O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realizou na noite de ontem (04) a 4ª sessão solene de 2023, no plenário da Casa de Leis. Na pauta esteve a entrega de Medalha de Honra ao Mérito ao professor de Educação Física e fundador da Associação de Judô Fujiyama, Edilson Hobold.
“É uma alegria enorme receber esta homenagem”, afirmou. Ele complementou dizendo entender “que a comenda é fruto dos últimos 30 anos do trabalho com a Associação de Judô Fujiyama. Sempre focamos bastante nas crianças e adolescentes que não têm condições de frequentarem academias particulares. A gente entende que o judô contribui muito para a formação educacional das crianças, tanto que muitas dessas que passaram pela Associação, hoje são profissionais na nossa cidade, são vereadores, até ex-prefeito e juiz de Direito. E creio que cada um deles levou muito do que o judô ensinou na infância ou na adolescência”, destacou.
A homenagem foi aprovada ainda em 2016, quando foi apresentada pelo então vereador Arlen Güttges.
“É um orgulho poder entregar essa comenda. Parabéns pelo trabalho. Tenho certeza que isso só aumenta sua responsabilidade em fazer aquilo que Deus nos ensinou, que é servir ao próximo”, disse o autor ao professor.
A sessão solene teve a presença dos vereadores presidente Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), Cristiano Metzer (Suko), João Eduardo dos Santos (Juca) e Juliano Oliveira. O secretário municipal de Administração, Marcelo Portela, representou o prefeito Marcio Rauber.
Também prestigiou o ato o vice coordenador de Arbitragem da Federação Paranaense de Judô, Vitor Cesar Moreira, que também é assessor da Delegacia Regional Oeste de Judô e coordenador do curso de Educação Física do Centro FAG.
O pastor Cleudimar Robeson Wulf celerou o ato religioso.
Biografia
Edilson Hobold fundou a Associação de Judô Fujiyama em 23 de julho de 1993 e ocupou a presidência da entidade até 2018. Ela é filiada à Federação Paranaense e licenciada pela Confederação Brasileira de Judô.
Desde o princípio, através da entidade Edilson Hobold demonstrou preocupação com a questão social no município e desenvolve projetos em parceria com a Unioeste, Colégio Rui Barbosa e Prefeitura, oferendo gratuitamente aulas de judô.
Em parceria com o curso de Educação Física da Unioeste, a Associação desenvolve desde 1998 o projeto de extensão mais antigo da universidade, o "Futuro do Judô: iniciação e alfo nível através do esporte social". Participam deste projeto escolas públicas que indicam um total de 120 alunos por ano na faixa etária de nove a 17 anos.
Em 2022 este projeto foi selecionado pela Fundação Araucária, do Governo do Paraná, e recebeu mais de R$ 120 mil. Com esta verba abriu-se, além dos polos de treinamento já existentes, mais outros dois. Um no Colégio Cívico-militar Marechal Rondon e outro no Colégio Estadual Monteiro Lobato.
Isso possibilitou que, no ano passado, fossem atendidos mais de 250 crianças e adolescentes, muitos dos quais continuam treinando até hoje.
Neste projeto são desenvolvidas aulas teórico-práticas abordando conteúdos técnicos e filosóficos do Judô, bem como outros considerados relevantes para a formação do ser humano como, por exemplo: higiene, saúde, educação, disciplina e cidadania.
Edilson Hobold ainda tem se destacado na arbitragem do judô. Foi promovido à árbitro “Internacional Nível A”, a maior da arbitragem mundial, em Sidney, na Austrália, em 2011. Até os dias atuais é o único paranaense a atingir esta graduação em mais de 65 anos de história da Federação Paranaense de Judô.
Desde então tem arbitrado diversas competições Internacionais, destacando-se a Universíade – Olimpíada Mundial Universitária na Thailândia, Grand Slam de Moscou na Rússia, Campeonato Mundial das Forças Armadas no Rio de Janeiro, diversas etapas da Copa do Mundo de Judô, campeonatos sul-americanos, panamericanos e opens continentais em diversos países.
O homenageado é formado em Educação Física pela Unioeste, sendo especialista em Atividade Direcionada à Promoção da Saúde pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar); Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).