Professor Rubens Ringenberg recebe título de “Cidadão Honorário” nesta quinta-feira

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/10/2019 13h55, última modificação 09/12/2020 15h49
Sessão será no Clube Sempre Verde, em Porto Mendes

Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon realiza nesta quinta-feira (10), a partir das 19h15, no Clube Sempre Verde, no distrito de Porto Mendes, sessão solene para entrega de título de “Cidadão Honorário”. O homenageado será o professor Rubens Ringenberg.

O autor do projeto que conferiu a honraria é o vereador Dorivaldo Kist (Neco). Segundo ele, Rubens teve atuação marcante no setor educacional do município ao longo dos mais de 40 anos de magistério e merece o reconhecimento de toda a sociedade rondonense.

Rubens Ringenberg é filho de Hedwig Hoppe Ringenberg e Curt Ringenberg, ambos já falecidos. Nasceu em 17 de março de 1952, em Ibirama (SC). Ele residiu até os nove anos em Presidente Getúlio, no mesmo Estado.

Em 24 de junho de 1961 veio com a família para Porto Mendes, onde concluiu as séries finais da Educação Infantil e cursou o antigo Ginásio. Em 1975, mostrou interesse pela profissão de professor e recebeu convite para lecionar e isto o levou a buscar habilitação na área, cursando Magistério em Marechal Cândido Rondon.

Porém, ao concluir o Magistério, deparou-se com a dificuldade de ainda não haver ensino superior na região. Cursou, então, Estudos Sociais na FAFIU de Umuarama, o que lhe conferiu o direito de ministrar aulas nas disciplinas de História, Geografia e Estudos Sociais. Todo o curso foi feito nos finais de semana e férias, pois precisava trabalhar.

“Rubens construiu uma trajetória de 44 anos no Magistério. Mesmo tendo trabalhado também em escolas de outras localidades, nunca se afastou das escolas de Porto Mendes, enaltece o vereador Neco.

O professor sempre esteve envolvido também nas atividades da comunidade de Porto Mendes. Foi, na juventude, da diretoria do Grêmio Estudantil, exercendo a função de presidente; participou do Clube de Jovens Cooperativistas com funções em sua diretoria, e é sócio do Clube Esportivo e Recreativo Sempre Verde desde os 18 anos.

O professor é casado desde 1977 com Reni Ringenberg. O casal tem três filhos (Rudiney, Raquely e Rafaeli) e também quatro netas.