Professora Vera Pagnussatti recebe Título de Cidadã Honorária
Na noite de sexta-feira (24), aconteceu na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon a sessão solene para entrega do Título de Cidadã Honorária do município à professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti. A honraria foi concedida pelo Poder Legislativo, que aprovou por unanimidade o projeto de decreto que autorizou a homenagem, cuja autoria é do vereador Nilson Hachmann.
A solenidade foi presidida pelo vereador Ronaldo Pohl e estiveram presentes – além do autor do projeto – os vereadores Claudio Koehler e Maria Amália Ritt Haab. Também compareceram o diretor do Núcleo Regional de Educação, Léo Inácio Anschau; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sergio Marcucci, que representou o prefeito Marcio Rauber; Roseli Bier, Rogério Scherer e Elmir Port, representantes dos deputados Ademir Bier, Elio Rusch e Evandro Roman, respectivamente; além de familiares e demais convidados da homenageada.
Em seu pronunciamento, Vera Pagnussatti afirmou que ser cidadã honorária “é uma responsabilidade a mais, um compromisso pensado no papel que cabe a cada um como partícipe atuante para com o município”. Ela defendeu a educação como a maior ferramenta para a transformação de cada indivíduo e da sociedade.
“É função de todos a educação. Tenho buscado, durante meus anos de aprender e ensinar, dar o melhor de mim, instigar para que meus alunos não escondam seus talentos, que mostrem ao mundo que são capazes de resolver conflitos, que sejam mediadores, pacificadores, pesquisadores, não seres passivos e alienados. Sei que é possível envolver os alunos e a comunidade na busca de conscientização, de soluções para os inúmeros problemas que nos cercam”, expôs a professora.
Em seu discurso, o vereador Nilson Hachmann manifestou que “é uma satisfação muito grande homenageá-la em razão dos relevantes serviços prestados como professora e pedagoga no nosso município”. Ele acrescentou que o histórico de Vera Pagnussatti “é exemplar e demonstra seu esforço, carinho e dedicação em prol da formação de cidadãos”.
Nascida em São Luís Gonzaga (RS) em 24 de novembro de 1961, ainda criança Vera Pagnussatti veio para Marechal Cândido Rondon. Iniciou seus estudos no distrito de Margarida, onde cursou até o 9º ano. Na sequência, frequentou a Escola Normal Colegial (Magistério) em Marechal Cândido Rondon. Sua primeira graduação ocorreu pela Unioeste, no curso de Letras - Português – Literatura. Depois, formou-se em Educação Física, pela mesma Universidade. É pós-graduada em Letras e Pedagogia Empresarial e pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), nos anos 2007 e 2008.
Atualmente, a professora trabalha no Colégio Estadual Eron Domingues, onde atua como monitora do Projeto Correção de Fluxo e no Programa de Adequação Idade-Série pela Secretaria Estadual de Educação. Já participou de inúmeros seminários, simpósios e conferências, tanto no Paraná quanto em outros Estados brasileiros.
Méritos profissionais
Entre as conquistas profissionais alcançadas por Vera ao longo da carreira, destacam-se: em 1997, o primeiro reconhecimento em nível estadual com o trabalho relacional à Violência nas Escolas – Programa Correção de Fluxo. Em 2008, 2010 e 2012 foi classificada entre as 20 melhores experiências pedagógicas do Paraná, através do Programa Agrinho. Em 2009 e 2012 venceu o Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo MEC.
Em 2011, foi selecionada como Educadora Inovadora Microsoft do Brasil, o que possibilitou representar o país em Washington (EUA). No ano seguinte, recebeu o Prêmio Personalidade Internacional, conferido pela Acimacar. Em 2013 e 2014, Vera foi premiada como Professora Transformadora do Paraná – Programa Televisionando o Futuro, com um trabalho desenvolvido em parceria com a RPCTV/Rede Globo.
Também em 2014 aconteceu lançamento de livro organizado pelo MEC, com o artigo de sua autoria sobre “Sexualidade Precoce x Os Discursos da Mídia”, em decorrência de um trabalho apresentado no Rio de Janeiro, dois anos antes. Em 2015, ela foi selecionada em primeiro lugar para representar o Paraná no Programa Missão Pedagógica no Parlamento em Brasília.
Em 2015 e 2016 atuou como supervisora do PIBID – Letras Unioeste, no Colégio Estadual Eron Domingues nos anos de 2014, 2015 e 2016, tendo participado de Simpósios em Natal (RN), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR), com a apresentação de artigos – experiências pedagógicas e relatos.
No ano passado, recebeu o Prêmio Mulher Rondonense – Destaque em Educação e, em 2017, conquistou o Prêmio Melhor Professora de Língua Portuguesa de Marechal Cândido Rondon e recebeu o Prêmio Impacto Pesquisa.